Coleção Santos Film Fest lança três obras

Novo selo editorial homenageia Rubens Ewald Filho e Adélia Sampaio, e conta a história do festival, que começa nesta terça, de forma virtual

Por: Bia Viana  -  16/03/21  -  22:17
Os livros de bolso sobre Rubens e Adélia têm distribuição gratuita
Os livros de bolso sobre Rubens e Adélia têm distribuição gratuita   Foto: Divulgação

Buscando o resgate histórico e preservação da memória cinematográfica nacional, o Santos Film Fest lança seu próprio selo editorial. Através do CineZen Edições Literárias, divulga a Coleção Santos Film Fest, que conta com e-books gratuitos e livros impressos em tiragem limitada.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A primeira leva traz autobiografias da cineasta Adélia Sampaio, do crítico Rubens Ewald Filho (em segunda edição, publicado inicialmente como livreto em 2018) e a História do Santos Film Fest.
A coleção contará com outros livros relacionados ao cinema brasileiro, sempre em tiragens limitadas de impressos em formato pocket, os queridos livros de bolso.

Segundo André Azenha, organizador do festival junto à esposa Paula e criador do selo editorial, a ideia é garantir acessibilidade na leitura sobre cinema. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à cultura, à história e memória do cinema. E incentivar a leitura passa pela ideia de facilitar que os livros sejam levados da maneira mais simples, no ônibus, no carro, a pé, no bolso”.


A ideia de conceber o selo editorial veio depois de muito estudo sobre o ramo literário, como explica Azenha. “Além de poder publicar meus próprios projetos, posso impulsionar o sonho de colegas autores, já que o processo para a concretização do sonho de um livro é desgastante e, não raras vezes, oneroso. Por enquanto não receberemos originais. Publicaremos projetos que considerarmos interessantes, de potencial literário e criativo e que se encaixem num perfil do público cinéfilo”, destaca ele.


Vida de Cinema tem 152 páginas, e O Segredo da Rosa tem 126
Vida de Cinema tem 152 páginas, e O Segredo da Rosa tem 126   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Os livros


Com 126 páginas, o livro Adélia Sampaio: O Segredo da Rosa foi registrado a partir de uma entrevista feita pelo próprio jornalista e diretor do festival, A cineasta, que é homenageada desta edição especial do festival em 2021 – que tem início hoje, virtualmente – é lembrada por suas lutas contra desigualdades e preconceitos de nossa sociedade.


Já Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema!, com 152 páginas, relembra a trajetória, carreira e paixões do crítico de cinema, que foi colunista de A Tribuna por 52 anos. Concebida como livreto em 2018, quando Rubens foi o homenageado do festival, a obra conta ainda com uma crítica de seu filme favorito, Oito e Meio, de Federico Fellini, e sua primeira análise publicada em A Tribuna.


Por fim, o livro História do Santos Film Fest relembra as primeiras edições do festival e sua jornada como apoiador do cinema na Baixada Santista. Em 180 páginas, conta a trajetória do principal festival de cinema do Litoral Paulista.


Futuros lançamentos


O calendário editorial do festival está a todo vapor. Já para a sua sexta edição, de 22 a 29 de junho, o selo já prepara uma autobiografia da atriz Ondina Clais, madrinha do festival. Outro projeto no forno é a obra Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro, escrita pelo crítico de cinema Waldemar Lopes, que possui extenso repertório sobre o cinema brasileiro. Com 238 páginas, o livro relaciona panoramas de atuações marcantes de atores como Sonia Braga, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Nuno Leal Maia e mais. A obra será vendida em versão impressa, com lançamento em maio.


Para Waldemar, a ideia de ter um livro publicado sempre pareceu um sonho impossível. “Como a vida constantemente nos surpreende, esse sonho se tornou realidade com o convite do amigo André Azenha para um evento de 2019”. O crítico comemora a grande realização. “É uma honra poder contribuir com essa homenagem ao cinema brasileiro pelas portas abertas do Santos Film Fest”.


Logo A Tribuna
Newsletter