Bonecos colecionáveis ganham vida na internet

Artista vicentino cria cenários por meio de toy art

Por: Guilherme Gaspar & Colaborador &  -  14/07/19  -  22:22
  Foto: Divulgação

Quem nunca imaginou seu próprio brinquedo criando vida e se tornando um verdadeiro amigo? Em 2013, o jornalista e fotógrafo vicentino Bruno Santana decidiu que os colecionáveis seriam alvo de suas câmeras, tendo como base o estilo toy art que, de forma resumida, consiste em utilizar os brinquedos para um viés artístico, por meio da fotografia.


Bruno coleciona os bonecos desde criança. Hoje já são mais de 1,5 mil: “Ainda pequeno, aprendi a cuidar bem das minhas coleções. Tenho, inclusive, peças que já passaram de 20 anos”.


Assim, podemos dizer que os colecionáveis fazem parte da vida do jornalista, pois a relação dele com cada uma das peças vai muito além do material em si. “Muitas delas carregam lembranças, histórias e refletem sentimentos. Isso vai desde figuras que ganhei graças a parcerias fechadas pelo meu trabalho até outras, que foram dadas de presente por pessoas que nem estão mais entre nós”.


Aos 30 anos, Bruno procura ter sempre alguma figura em sua mesa de trabalho, mesmo que não esteja trabalhando diretamente com ela. “O colecionismo ganhou mais força desde que comecei a ganhar meu dinheiro”.


#EsferaToy


Parte dessa paixão pode ser acompanhada em seu canal no YouTube, o Esfera Toy. Criado em 2016, logo após a criação da hashtag #EsferaToy, o canal já ultrapassou a marca de 3.400 inscritos e cresce cada vez mais. “Ele veio como uma forma de estender o que fazia com as fotos, criando um diálogo com o público, que queria conhecer melhor o que cada toy era capaz de fazer”.


Atualmente, Bruno também cobre eventos geeks, constrói dioramas (cenários com escalas proporcionais) e faz reviews (análises) de colecionáveis. Todos os conteúdos são bem recebidos pelo seu público alvo, principalmente os cenários, que têm como inspiração cenas do cinema, da televisão e dos games.


“Minha regra para a criação deles é que qualquer coisa pode virar uma peça do cenário. Às vezes, compro objetos, mas também trabalho com a reciclagem de materiais”. E isso é algo que Bruno sempre busca valorizar em suas composições. Basta dar uma olhada nas fotos postadas em seu Instagram (@brunosantana03).


As fotos de Bruno fizeram tanto sucesso que, em 2018, uma delas foi exposta na Comic Con Experience, em São Paulo. A CCXP é considerada a maior convenção geek do mundo fora dos Estados Unidos.


Para ter seu trabalho exibido, ele deixou para trás quase mil composições adversárias, para se juntar aos outros 49 vencedores.


Logo A Tribuna
Newsletter