Após 2019 mágico, Querô aguarda por retorno das atividades

Quarentena interrompe temporariamente projetos do instituto santista. Em 2019, premiações marcaram temporada

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  11/04/20  -  15:05
  Foto: Divulgação/Instituto Querô

Todo o trabalho do Instituto Querô, em Santos, passa por uma reformulação devido à recomendação de isolamento social em função da pandemia da covid-19 (coronavírus). Cursos que deviam começar agora e os que já estavam em andamento tiveram que ser interrompidos, assim como boa parte das atividades artísticas pelo País. 


Um dos projetos adiados é o Oficinas Querô. No começo do ano, a entidade começou a seleção de 40 jovens de baixa renda, entre 14 e 18 anos e estudantes da rede pública, para a turma de primeiro ano do curso voltado ao audiovisual. Mas o processo teve que ser interrompido. 


O mesmo aconteceu com as aulas realizadas pelos alunos do segundo ano da oficina que estava em andamento. 


“Por aqui, nossa equipe está trabalhando home office, aproveitando para elaboração de plano de gestão e estratégico da instituição”, explica a coordenadora institucional do Instituto Querô, Tammy Weiss. 


Apesar de não conseguirem pôr em prática os projetos, os alunos das oficinas continuam tendo atividades on-line. 


“Nos reunimos semanalmente via call e trabalhamos em coletivo diariamente, tudo virtual. Os apps disponíveis para encontros remotos estão sendo nossos grandes parceiros no momento”, diz Tammy. 
Outro projeto paralisado por conta da pandemia é o Querô na Escola. Os alunos de cinco escolas públicas de Cubatão estavam produzindo filmes de um minuto (perfeitos para o feed do Instagram). Os trabalhos devem ser retomados ao final da quarentena. 


“Já estamos em replanejamento do cronograma, modificando conteúdo e atividades. Acredito que conseguiremos realizar as obras audiovisuais programas para o ano e executar todos os projetos com qualidade”. 


Ação social 


Neste período, a equipe do Querô também monitora os jovens atendidos para oferecer apoio e fortalecê-los para enfrentar o obstáculo do isolamento social.


Nesta semana, um grupo de mulheres de Santos, parceiras do projeto, fez também a doação de 176 cestas alimentação e higiene, que foram distribuídas entre as famílias dos jovens atendidos pela entidade. “A crise é mundial e o momento agora é de solidariedade, força e esperança”.


Premiações


A atual temporada, com a paralisação das atividades, destoa bastante do cenário vivido em 2019.


No ano passado, a instituição foi destaque nos maiores festivais de cinema do mundo. Com a estreia do longa Sócrates, colecionou críticas positivas na mídia especializada dos Estados Unidos.


Além disso, o filme dirigido por Alexandre Moratto recebeu três indicações ao Independent Spirit Awards (o Oscar do cinema independente). Moratto venceu na categoria Someone To Watch Award. Christian Malheiros concorreu como melhor ator com nomes como Joaquin Phoenix (vencedor do Oscar 2020, com Coringa) e Ethan Hawke.


Logo A Tribuna
Newsletter