De Just Dance a Pac-Man: Personal trainer cria rotina de exercícios físicos com games

Bruno Sapo é fã de games e acredita que atividades físicas e os jogos tem mais em comum do que parece

Por: Gabriel Ojea  -  26/08/20  -  18:07
Bruno está atualmente jogando o recém-lançado 'Fall Guys'
Bruno está atualmente jogando o recém-lançado 'Fall Guys'   Foto: Divulgação

Vídeo-games e exercícios físicos não costumam ser colocados como atividades que se complementam. É comum fazer com que nossos personagens realizem ações que exijam muito do físico de qualquer pessoa, simplesmente apertando uma combinação de botões e sem gastar uma gota de suor. Entretanto, o personal trainer carioca Bruno Sapo, de 35 anos, possui uma outra visão sobre isso.


Aproveitando o gancho de que o Dia Internacional do Gamer é comemorado no dia 29 de agosto, o treinador elaborou um cronograma especial de atividades físicas que casam com os vídeo-game. A lista inclui jogos que incentivam o movimento, como Just Dance, até clássicos dos arcades, como Pac-Man


“A ideia surgiu como uma brincadeira para desafiar os amigos e tornar os jogos ainda mais interessantes. Como sou profissional de educação física, peguei alguns exercícios e combinei com alguns jogos pra que a família toda pudesse participar, jogar, se mexer e se desafiar”, afirma o personal-trainer mestre em Gerenciamento Esportivo pela Lindenwood University, em Missouri nos EUA.


Mas como isso funciona? Os exercícios devem ser realizados quando condições especiais são encontradas dentro dos jogos. Venceu seu adversário em uma partida de Street Fighter? Então ele deve realizar uma série de 10 burpees. Morreu no Pac-Man? Então uma série de exercícios o aguarda.


“Para quem já curte treinar e se mexer, dá para se parar bem e essa união é natural. Pra quem precisa de um estímulo pra treinar, juntar ambos (games e exercícios) pode ser o que faltava”, afirma Bruno.


Fã de games desde ‘Enduro’, no Atari (1983), o personal trainer acredita que não é raro que pessoas se sintam motivadas a praticar exercícios por influência dos games. Ele mesmo aprendeu as regras do futebol americano jogando Madden, e essa paixão, que nasceu dos games, foi um dos pontos cruciais que fez com que Bruno jogasse na Seleção Brasileira do esporte por 13 anos.


Ficou curioso sobre a rotina de treinamento com games? Então confira abaixo o cronograma:


Segunda-feira


“Vamos começar a semana com competitividade?”


Escolham um jogo em dupla em que ambos sejam relativamente bons (ou igualmente ruins)


Duração de 45 minutos – Quem perder cada partida/rodada/jogo deve fazer 10 burpees.


Terça-feira


“Se ontem foi um contra o outro, hoje vamos trabalhar juntxs?”


Escolha um jogo de dança. Just Dance, por exemplo, existe tanto em videogames como em aplicativos. Dancem em dupla por 60 minutos.


Não tem o Just Dance? Vá para as aulas de dança no Youtube e faça o mesmo treino.


Quarta-feira


“Hoje é dia de Jogos de Esporte”


Se você gosta de Futebol, como PES e FIFA, a cada gol levado, você paga 10 agachamentos.


Gosta de Futebol Americano? A cada TD que você levar no Madden, 10 agachamentos também


Se o seu negócio for basquete, a cada quarto, a diferença de pontos que você estiver perdendo, tem que pagar de agachamentos. Está ganhando? Então está fácil demais, 15 segundos de Prancha entre cada intervalo.


Quinta-feira


“Dia de exercitar a cabeça”


Você conhece o Brain Out ?


É um jogo de desafios básicos ( ou nem tão básicos ) que te fazem pensar e analisar.


Mas vamos tornar mais interessante: Cada resposta errada, 5 flexões


Sexta-feira


“Vamos voltar no tempo e nos exercícios?”


Pac-Man é um jogo atemporal e tem em todas as plataformas. Cada partida que você perder, faremos todos os exercícios que fizemos durante toda a semana, logo:


5 Flexões


10 Burpees


10 Agachamentos


15” de Prancha


20 Polichinelos (só pra simular a dança, mas se quiser dançar por 20 segundos também pode)


Logo A Tribuna
Newsletter