EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Campanha fake do iFood 'trolla' internautas e causa revolta tecnológica com o Facebook

Pessoas mudaram o sobrenome para 'iFood' tentando ganhar cupom de vantagens.

Uma brincadeira que surgiu nas redes sociais tem resultado, nas últimas horas, em um efeito devastador entre usuários brasileiros do Facebook. Uma mensagem falsa, que circula pelas redes sociais, oferece códigos de desconto no aplicativo do iFood para quem participar de uma promoção.

Na mensagem compartilhada, o iFood estaria oferecendo quatro cupons no valor de R$ 42 para quem logasse no aplicativo pelo Facebook. O problema é que, para ter validade, o usuário da rede social precisaria colocar 'iFood' como seu sobrenome. E foi o que muita gente acabou fazendo.

O que muita gente não entendeu é que, na verdade, a promoção era uma 'trollada'. Milhares de pessoas, achando que ganhariam os cupons, fizeram a troca do nome mas, quando foram reparar na brincadeira, não conseguiram voltar ao original, já que o Facebook só permite uma nova troca após vários meses.

Nesta sexta-feira (8), milhares de mensagens começaram a aparecer em fóruns de discussão na internet com pedidos de orientação para que o nome voltasse ao normal. O Facebook, porém, ainda não informou se tomará alguma providência.

Vale lembrar que essa brincadeira surgiu há exatamente um ano e, agora, por conta da quarentena, ganhou uma nova roupagem. Uma simples busca no Google, por exemplo, faz o internauta descobrir que a campanha não existe e que, agora que mudou o nome, terá que esperar 60 dias para voltar ao normal por conta da política de segurança.

Na época, o iFood emitiu a seguinte nota: "O iFood esclarece que o conteúdo divulgado em redes sociais é falso. Como procedimento padrão de segurança, a empresa realizou testes e confirmou que o método não funciona. O iFood reforça que todas as promoções são sempre divulgadas pelos canais oficiais da empresa, ou seja, redes sociais, aplicativo e SMS, e são acompanhadas por regulamentos com regras e condições claras de funcionamento."