Aprenda como configurar o PlayStation 5 para as crianças

Saiba como restringir diversos conteúdos não apropriados para certas faixas etárias

Por: ATribuna.com.br  -  13/03/24  -  03:00
Entenda o que fazer para deixar o PlayStation 5 com a configuração ideal para as crianças
Entenda o que fazer para deixar o PlayStation 5 com a configuração ideal para as crianças   Foto: Divulgação

Na chamada 'Era da Informação', é comum a criançada pedir brinquedos mais tecnológicos de presente para os pais. Com isso, o console ‘PlayStation 5’ se torna um dos presentes mais desejados pelas crianças. Mas deixar o videogame configurado da maneira mais adequada possível pode levar algum tempo. Por isso, veja como configurá-lo corretamente.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Os jogos possuem classificação etária própria. Por isso, é importante filtrar e adequar para a idade da criança, já que ele pode ver algo que não é recomendado para tal faixa etária. Confira as classificações:

- Livre (L)
- Não recomendado para menores de dez anos (10)
- Não recomendado para menores de doze anos (12)
- Não recomendado para menores de quatorze anos (14)
- Não recomendado para menores de dezesseis anos (16)
- Não recomendado para menores de dezoito anos (18)


Configurando o PS5 com o Controle Parental

Há duas maneiras de configurar o console para deixar a criança se divertir sozinha, restringindo jogos por idade, compras não autorizadas e até mesmo o uso do navegador.


A primeira maneira é fazendo o login no ‘playstation.com/acct/family’. Depois, é possível criar uma conta de usuário adequada à idade do novo jogador e configurá-la com todos os parâmetros que achar necessário para este fim. Também é possível aprovar a lista de amigos dos jogadores e limitar o dinheiro gasto na PlayStation Store.


Já a segunda maneira de configurar o PlayStation 5 é através do próprio console. Após criar um novo usuário, é necessário seguir os seguintes passos: “Configurações” → “Família e Controle dos Pais” → “Restrições do Console PS5”. Após isso, será solicitado um código que, por padrão, é 0000 – por isso, é recomendada a alteração imediata após inseri-lo.


Configurar tudo a partir do console permite definir detalhes como negar perfis de convidados, impor restrições de idade para jogos, acesso ao leitor de disco, bloqueio de regiões, utilização do PS VR2 ou PS VR e do navegador.


Logo A Tribuna
Newsletter