Especialista de Santos traz guia para escolher a base ideal na maquiagem

Ação envolve muitas questões como: tom, textura, acabamento, subtom, marca e durabilidade

Por: Luiza Castro  -  28/04/24  -  12:52
Nosso clima tropical contribui para que a umidade seja alta e com temperaturas quentes, deixando nosso rosto oleoso e produzindo bastante suor
Nosso clima tropical contribui para que a umidade seja alta e com temperaturas quentes, deixando nosso rosto oleoso e produzindo bastante suor   Foto: Divulgação

Uma das missões mais difíceis na maquiagem, sem dúvida, é escolher a base certa. Isso envolve muitas questões como: tom, textura, acabamento, subtom, marca e durabilidade. Hoje, vou te ensinar tudo para que você nunca mais compre a base errada.


Quem já foi para fora do País vai se identificar com o que vou contar aqui. As bases vendidas em farmácias nos Estados Unidos, por exemplo, são maravilhosas, com preços acessíveis e de boa qualidade. Você compra no meio da viagem e a sua pele fica incrível e você pensa que achou a base perfeita.


Logicamente, resolve fazer estoque do produto antes de voltar para o Brasil, mas quando começa a usar a base na sua cidade natal, o produto se comporta de um jeito totalmente diferente. Começa a craquelar, no meio do dia você sente que não tem mais nada no seu rosto, surgem espinhas e até a cor parece que muda. Acertei?


Tudo isso tem uma explicação: quando estamos no inverno dos Estados Unidos ou outro país do Hemisfério Norte, nossa pele automaticamente fica ressecada. O clima é frio e a umidade, baixa. Isso contribui para que você compre uma base mais oleosa, que possua compostos hidratantes. Para essa situação, a base oleosa é perfeita.


Porém, quando você chega ao Brasil, a realidade é diferente. Nosso clima tropical contribui para que a umidade seja alta e com temperaturas quentes, deixando nosso rosto oleoso e produzindo bastante suor. Isso faz com que a base que você comprou no exterior não tenha a mesma aderência.


“Ai Luiza, então quer dizer que eu não posso comprar uma base gringa?” Pode sim! Mas você precisa se atentar à composição química do produto, verificar o acabamento e para que tipo de pele ela foi desenvolvida. Isso também serve para bases nacionais. Por exemplo: quem tem a pele seca não pode usar uma base com acabamento matte porque vai ressecar mais devido à composição química. Além de marcar linhas e evidenciar poros.


Vamos ao passo a passo para a hora da compra:


1

Conheça o seu tipo de pele: se você tem pele oleosa, provavelmente deseja uma base que controle a oleosidade e ofereça uma cobertura mais leve. Se for seca, provavelmente desejará uma que hidrate e ofereça uma cobertura mais completa.


2

Escolha a cobertura que deseja: a cobertura da base se refere à quantidade de pigmento na fórmula. Algumas bases são leves e oferecem cobertura mínima, enquanto outras são mais espessas e cobrem bem.


3

Tom de pele: há tons de pele quente, frio e neutro. Identificar o seu ajudará na opção certae garantirá que a cor combine perfeitamente.


4

Experimente antes de comprar: peça ajuda para a vendedora e teste três tons: o que ela sugeriu, um acima e um abaixo. Dessa forma, conseguirá identificar o perfeito para você. Nunca experimente no rosto porque ele é mais claro do que o nosso corpo. Coloque sempre no colo ou no pescoço e a cor que ‘sumir’ é o seu tom ideal. A iluminação pode afetar a aparência da sua base. Antes de escolher, certifique-se de testá-la em diferentes tipos de luz para garantir que seja adequada em todas as situações.


5

Escolha uma marca de qualidade: pesquise antes de comprar, veja resenhas na internet, entenda se a marca é confiável e se a composição dela possui tecnologia com benefícios para a sua pele. Se você é sensível ou tem alergias, é importante verificar os ingredientes antes de comprar. Certos ingredientes, como fragrâncias e conservantes, podem causar irritação. Procure por bases que sejam hipoalergênicas e livres de produtos químicos nocivos.


6

Invista em um bom primer: ele vai bloquear a sua pele para que não absorva a maquiagem, evitando o envelhecimento precoce e fazendo com que a sua base dure o dia todo.


Escolher a base certa pode parecer assustador, mas seguindo essas dicas, você estará no caminho certo. Lembre-se de experimentar diferentes texturas, coberturas e marcas para encontrar a melhor opção. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato pelo site: www.makeluizacastro.com.br que eu te ajudo.


Logo A Tribuna
Newsletter