Clareamento dental caseiro é o famoso 'barato que sai caro' dizem especialistas

Entre os procedimentos não recomendados pelos dentistas estão o uso do carvão ativado, argila, limão e sapólio

Por: Giovanna Corerato  -  23/01/22  -  22:35
A recomendação dos dentistas para um clareamento dental seguro e eficaz é que, primeiramente, o paciente esteja com a saúde bucal em dia.
A recomendação dos dentistas para um clareamento dental seguro e eficaz é que, primeiramente, o paciente esteja com a saúde bucal em dia.   Foto: Unsplash

A busca por procedimentos estéticos está cada vez mais comum e os cuidados com os dentes não ficam de fora dessa lista. Mas a falta de conhecimento dos danos que tratamentos alternativos para clareamento dental podem causar tem levado muita gente a realizar esses procedimentos em casa, por conta própria, devido aos preços convidativos. Só que isso pode provocar danos irreparáveis, segundo alertam especialistas entrevistadas.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A cirurgiã-dentista Rose Marques diz que, ao longo dos 30 anos de profissão, já atendeu inúmeras pessoas que tiveram problemas por fazer clareamentos não recomendados. “Certa vez, atendi um rapaz de 22 anos que fazia uso constante de carvão com limão e isso acabou causando um dano irreparável na aparência de seus dentes da frente e um rebaixamento de autoestima, pois ele ficou sem conseguir sorrir”, conta.


Rose acrescenta: “Também atendi várias pessoas que escovavam os dentes com suco de limão e ficaram com tanta dor que mal conseguiam abrir a boca devido à sensibilidade”.


A especialista aproveita para fazer um alerta sobre todos os produtos que prometem resultados milagrosos. “Eles devem ser evitados. Inclusive, os próprios cremes dentais que se intitulam whitening”.


Lista longa


Entre os procedimentos não indicados pelos dentistas, está o uso de itens como carvão ativado, argila, sapólio e aparelhos comprados em sites. “Esses produtos comprometem a estrutura dentária, tornam os dentes frágeis e causam lesões na gengiva”, explica a cirurgiã-dentista Aline Graziele Fernandez.


Assim como Rose, ela chama atenção para as pastas de dente e enxaguantes que prometem o clareamento. “Eles são ineficazes. Para fazer o clareamento, é necessário um gel com ácido que penetra nos dentes e os clareia de dentro para fora. Nenhuma outra substância ou aparelho consegue promover essa ação”.


Aline diz que já recebeu diversos casos de pacientes que tiveram a saúde bucal prejudicada por recorrerem a substâncias não recomendadas. “Esses pacientes apresentaram gengivas com aftas e exposição do nervo do dente, o que pode levar a dores muito fortes e até à perda dentária, dependendo do grau de abrasão em que o dente se encontra. Em alguns casos, são necessários tratamentos cirúrgicos para reparar a região afetada. Ainda existe o risco de virar um câncer bucal”.


Faça certo


A recomendação dos dentistas para fazer um clareamento dental seguro e eficaz é, primeiramente, estar com a saúde bucal em dia. “O clareamento feito em consultório ou caseiro, mas com indicação do dentista, é o único que sugerimos por haver o acompanhamento de um profissional. O método de clareamento dentário caseiro aprovado pelos dentistas é aquele em que o paciente leva para casa moldeiras e gel clareador vendidos no consultório. Os demais métodos não são comprovados cientificamente tanto pela eficácia quanto pelos riscos que oferecem à saúde bucal e geral do paciente”, afirma Aline.


As especialistas reforçam o seguinte: que os procedimentos de clareamento dental sejam acompanhados por um profissional. “É sempre mais vantajoso do que ir atrás de tratamentos duvidosos e perigosos. O barato pode sair caro”, conclui Aline.


Nem cogite!


Usar carvão ativado, argila, sapólio e aparelhos comprados em sites


Esses produtos e substâncias podem comprometer os dentes, tornando-os frágeis. Sem falar que ainda têm como provocar lesões de gengiva.


Pastas de dentes e enxaguantes do tipo whitening


Por mais que prometam soluções milagrosas para o clareamento dental, esses produtos são ineficazes, alertam as especialistas entrevistadas.


Escovar os dentes com suco de limão


Isso pode desencadear dores e maior sensibilidade nos dentes.


Logo A Tribuna
Newsletter