Viver Bem: nutricionista de Santos explica a importância da vitamina A para a saúde

Em todas as fases da vida ela pode contribuir; confira as dicas

Por: Natalia Cuqui  -  07/05/22  -  17:01
A vitamina A pode contribuir em todas as fases da vida
A vitamina A pode contribuir em todas as fases da vida   Foto: AdobeStock

Responsável por deixar mais belos os nossos cabelos, pele e unhas, a vitamina A também é fundamental para a saúde ocular – além de ajudar a aumentar a nossa imunidade. A nutricionista Natália Reis explica que a deficiência da vitamina A foi descoberta de uma maneira curiosa: caminhoneiros estavam com dificuldade de dirigir à noite.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“A deficiência dessa proteína pode causar xeroftalmia, que é a dificuldade para enxergar em ambientes escuros. Isso foi descoberto com caminhoneiros que não conseguiam dirigir bem no período noturno”.


A hipovitaminose é tão séria que, segundo a nutricionista, existem políticas públicas nacionais para suplementação com doses de vitamina A em regiões mais carentes do País.


“Além da cegueira noturna, a deficiência de vitamina A pode causar ressecamento de pele, cabelo e unhas fracas e muitas infecções recorrentes, porque essa vitamina também atua no nosso sistema imunológico”, explica.


A médica endocrinologista Thayana Geraldeli reforça que o nutriente tem benefícios fundamentais na fase da infância e ao longo do envelhecimento.


“A ação antioxidante da vitamina A combate os radicais livres, responsáveis pela aceleração do envelhecimento e também por doenças como a artrite. Nas crianças, auxilia no desenvolvimento para formação dos dentes, desenvolvimento dos ossos, pele e olhos”.


Geraldeli explica que a vitamina A pode ser encontrada tanto em proteína animal como vegetal, e que a falta do micronutriente também causa atraso no crescimento e problemas de reprodução.


“Existe a vitamina de origem animal, na forma ativa e presente em carnes, ovos, leites. E existe a pró-vitamina A, em forma de cartenoide nos vegetais de cor alaranjada”, reforça Natália.


A nutricionista afirma ainda que os carotenoides têm potencial de transformar a pró-vitamina A em vitamina ativa no nosso organismo.


“Por isso, a população que é vegana não costuma ter deficiência de vitamina A, porque conseguimos ter essa vitamina na origem vegetal sem problema nenhum, de forma abundante”.


Origem Animal
Alimentos ricos em vitamina A Origem animal: vísceras (fígado), gemas de ovos e leite e seus derivados (manteiga e queijo)


Origem vegetal: frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenoides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc. Alguns frutos de palmeira e seus óleos também são muito ricos em vitamina A: dendê, buriti, pequi, pupunha, tucumã.


Logo A Tribuna
Newsletter