Verão pode causar problemas urinários

Urologista Fábio Atz alerta para os cuidados durante a estação mais quente do ano

Por: ATribuna.com.br  -  13/01/24  -  17:57
É importante estar sempre hidratado no verão
É importante estar sempre hidratado no verão   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O verão chegou com tudo, trazendo muito sol, calor e chuva. E você sabia que, se não se cuidar, pode ter problemas durante a estação? A principal regra é sempre se hidratar e beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Mas muita gente esquece da importância dos líquidos, ou pior, prende o xixi. E isso pode causar problemas de saúde.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Além de fazer mal para a bexiga, isso pode resultar em uma infecção urinária. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 80% a 85% dessas infecções são causadas pela bactéria Escherichia coli (E. Coli) e os demais casos são associados a outras bactérias. Os sintomas são urina com odor forte, dores no baixo ventre, ardência na hora de urinar e sensação de bexiga cheia.


Conforme o urologista Fábio Atz, é importante estar sempre com uma garrafinha de água do lado e ir ao banheiro quando sentir vontade para evitar problemas. “O ideal é ir a cada três horas pelo menos, para evitar o acúmulo na bexiga e não causar infecção. Já em caso de ardência, dor ou coloração forte, é bom procurar um médico que vai pedir um exame para saber se está tudo bem”, diz o especialista.


Ele explica que a Infecção do Trato Urinário (ITU) é mais comum nas mulheres, mas também afeta os homens, em qualquer idade. Os tipos mais comuns podem atacar a bexiga (cistite), a uretra (uretrite) e os rins (pielonefrite). “O tratamento é feito com antibióticos e, para cada caso, recomendamos um medicamento específico. É importante também alertar as pessoas a não se automedicarem e procurarem atendimento médico a qualquer sinal de incômodo. Um remédio errado pode trazer um problema de saúde ainda maior”, conclui Fábio.


Logo A Tribuna
Newsletter