Um estudo realizado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, acompanhou 242 empreendedores durante 2 anos e constatou que aqueles com alta performance emocional (habilidade de gerenciar as próprias emoções e de reconhecer e compreender as emoções dos outros) têm um desempenho melhor no dia a dia em suas respectivas empresas.
Segundo a psicóloga Fernanda Tochetto, mentora de carreiras e autora do livro 'Destrave sua vida e saia do rascunho', quando o empreendedor tem baixa performance emocional, ele apresenta dificuldades em lidar com situações estressantes e aumenta as chances de tomar decisões impulsivas e prejudiciais ao negócio.
Além disso, Fernanda ressalta que a falta dessa habilidade interfere nas relações com os funcionários, clientes e parceiros de negócios, prejudicando o rendimento da empresa e os resultados.
Conforme os estudos da especialista, com o controle e entendimento emocional, o empreendedor consegue manter a calma em situações complexas, tomar decisões estratégicas e construir relacionamentos mais fortes e positivos com as pessoas ao redor.
Como desenvolver
A especialista conta que para aprimorar a performance é necessário seguir três passos:
“A habilidade pode ser fortalecida por meio de exercícios de meditação, terapias ou, simplesmente, com reflexões sobre como se sente em determinada situação”, diz a psicóloga.
Por sua vez, Fernanda afirma que a empatia pode ser exercitada ao ouvir atentamente o outro, dando importância ao que está sendo relatado. Outras percepções necessárias são: demonstrar interesse por meio de perguntas, buscar compreender a pessoa com quem se relaciona mesmo que não concorde com ela, evitar julgamentos e se colocar no lugar do outro.
Já para estar ciente do desenvolvimento a longo prazo, é fundamental reconhecer a importância desta habilidade para o sucesso do negócio, investindo sempre em seu aperfeiçoamento.