Estudo aponta que performance emocional é essencial para o sucesso de empreendedores

Psicóloga Fernanda Tochetto explica os benefícios de explorar a habilidade

Por: ATribuna.com.br  -  21/01/24  -  18:34
Fernanda Tochetto, psicóloga e mentora de carreiras e empreendedorismo
Fernanda Tochetto, psicóloga e mentora de carreiras e empreendedorismo   Foto: Igor de Azevedo

Um estudo realizado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, acompanhou 242 empreendedores durante 2 anos e constatou que aqueles com alta performance emocional (habilidade de gerenciar as próprias emoções e de reconhecer e compreender as emoções dos outros) têm um desempenho melhor no dia a dia em suas respectivas empresas.


Segundo a psicóloga Fernanda Tochetto, mentora de carreiras e autora do livro 'Destrave sua vida e saia do rascunho', quando o empreendedor tem baixa performance emocional, ele apresenta dificuldades em lidar com situações estressantes e aumenta as chances de tomar decisões impulsivas e prejudiciais ao negócio.


Além disso, Fernanda ressalta que a falta dessa habilidade interfere nas relações com os funcionários, clientes e parceiros de negócios, prejudicando o rendimento da empresa e os resultados.


Conforme os estudos da especialista, com o controle e entendimento emocional, o empreendedor consegue manter a calma em situações complexas, tomar decisões estratégicas e construir relacionamentos mais fortes e positivos com as pessoas ao redor.


Como desenvolver

A especialista conta que para aprimorar a performance é necessário seguir três passos:

  • fortalecer a autoconsciência
  • praticar a empatia
  • compreender que se trata de algo que pode ser desenvolvido ao longo do tempo

“A habilidade pode ser fortalecida por meio de exercícios de meditação, terapias ou, simplesmente, com reflexões sobre como se sente em determinada situação”, diz a psicóloga.


Por sua vez, Fernanda afirma que a empatia pode ser exercitada ao ouvir atentamente o outro, dando importância ao que está sendo relatado. Outras percepções necessárias são: demonstrar interesse por meio de perguntas, buscar compreender a pessoa com quem se relaciona mesmo que não concorde com ela, evitar julgamentos e se colocar no lugar do outro.


Já para estar ciente do desenvolvimento a longo prazo, é fundamental reconhecer a importância desta habilidade para o sucesso do negócio, investindo sempre em seu aperfeiçoamento.


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