Dentistas orientam sobre a prevenção contra o câncer de boca em Santos

Nesta quarta-feira (31), é celebrado o Dia de Luta contra o Câncer de Boca

Por: ATribuna.com.br  -  27/05/23  -  17:40
Atualizado em 27/05/23 - 17:43
Para traçar o diagnóstico os dentistas aplicaram um questionário sobre saúde bucal.
Para traçar o diagnóstico os dentistas aplicaram um questionário sobre saúde bucal.   Foto: Francisco Arrais

Uma equipe de quarenta cirurgiões-dentistas, percorreram na manhã deste sábado (27) a faixa de areia da praia de Santos, em prol de informar e orientar a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer labial. A iniciativa é realizada em parceria entre a Universidade Santo Amaro e a Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é chamar atenção para a campanha Maio Vermelho, Mês da Conscientização sobre o Câncer Bucal. Nesta quarta-feira (31), é celebrado o Dia de Luta contra o Câncer de Boca.


Divididas em cinco equipes, os dentistas conversaram com ambulantes desde o Novo Quebra-Mar, no José Menino, até o Aquário Municipal, na Ponta da Praia. Fatores de risco, como o tabagismo e o consumo de álcool, podem aumentar a vulnerabilidade à doença.


Os voluntários distribuíram panfletos explicativos com orientações para realizar o autoexame em casa e identificar os primeiros sinais da lesão, e um kit para higiene bucal. Os dentistas também alertaram sobre a importância da proteção, como o uso de boné e protetor solar labial.


A ambulante Adriana Carla Carreto, de 42 anos, trabalha até doze horas na praia em um carrinho de bebidas. Ela conta que não tem o hábito de utilizar protetor solar labial. Também não lembra quando foi a última vez que foi ao dentista. “Escutar informações sobre como se prevenir é bom. Gostei de saber da importância do protetor labial, que é algo que geralmente a gente não usa”.


A estudante de Odontologia, Fernanda Souza, fez parte do rol de voluntários. Cita que atuar na prevenção é fundamental. “Se a lesão não for tratada no início, pode virar algo mais grave. Estes trabalhadores muitas vezes não têm assistência nem procuram atendimento porque trabalham muito, mas são os que mais necessitam por estarem expostos ao sol”.


Diagnóstico

Para traçar o diagnóstico, os dentistas aplicaram um questionário sobre os hábitos dos ambulantes. Foram anotados telefone e e-mail, caso haja um indicativo de lesão, eles serão encaminhados para acompanhamento especializado.


“O Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura vai entrar em contato com este ambulante e ele terá todo um cuidado. A ideia é acompanhar como um todo, incluindo a parte médica. Porque se ele tem uma lesão no lábio, deve ter na pele também, além das outras partes da boca. Então, o começo é olhando o lábio, mas no final é uma atenção total”, explica o coordenador da campanha e profissional do CEO, Caio Roman Torres.


Logo A Tribuna
Newsletter