EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

14 de Dezembro de 2019

Tortas, curinga na refeição

Massas e recheios podem variar, mas a praticidade permanece

Um curinga na hora de planejar uma refeição, as tortas são muitas vezes sinônimo de praticidade, mas que agregam muito sabor. Seja para um encontro com os amigos ou para servir a criançada ou a família, as tortas possuem diversos recheios e tipos de massas, sendo um prato muito versátil.

A escolha dos ingredientes perfeitos é o ponto chave para o preparo de uma torta deliciosa e a massa é fundamental. Ela muda tudo. Por isso, separei receitas das principais massas de tortas e dou sugestões de recheios também.

Isso porque, a massa é a base de qualquer torta. Se ela não estiver boa, acaba com qualquer recheio delicioso.

Ao contrário de pães, a massa para tortas não deve ser sovada. Sovando a massa, você desenvolverá seu glúten, e a massa encolherá muito ao ser assada, correndo o risco de ficar dura ou emborrachada. Quanto menos você mexer na massa, melhor.

Dicas
-Coloque uma assadeira maior do que a forma da torta no forno quando for preaquecer e coloque a forma da torta sobre ela. Assim, o fundo da torta assa melhor.

-Na hora de arrumar a massa na forma, use apenas a ponta dos dedos e, se grudar, passe um pouco de farinha de trigo na ponta.

-Leve a massa para descansar alguns minutos na geladeira ou no congelador antes de ir para o forno. Facilita para desenformar a torta com mais facilidade.

-Sempre faça furinhos com garfo na base da sua torta para liberar o vapor quando a massa for para o forno. Dessa forma o fundo não sobe muito quando estiver assando.

Quando for preassar a massa sem o recheio, experimente cobrir a base com papel manteiga e colocar feijões crus ou bolinhas de cerâmica em seu interior. Isso também impede o crescimento da base da torta.

-Asse parcialmente a sua massa se ela tiver que voltar para o forno com o recheio. Isso ajuda a evitar que o fundo desmonte quando o recheio da torta é muito molhadinho. Isso vale principalmente para quiches.

– Caso a sua torta seja fechada, pincele uma gema na parte de cima da massa antes de colocar no forno. Essa dica ajuda a dar brilho e cor para a tampa da torta.

-Nas tortas cobertas, use cortadores e corte enfeites para colocar sobre a massa. Folhas, estrelas e flores ficam bem bonitos.

Tipos de Massas

Massa Sablé
Levemente adocicada e utilizada em tortas ou tortinhas doces.
Ingredientes: 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher fermento em pó; 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro; 150g de manteiga; 3 gemas; baunilha a gosto.

Preparo: peneire os ingredientes secos, misture-os aos poucos sem amassar (use uma espátula), cubra com papel filme e leve para geladeira por 30 minutos. Retire e amasse levemente, sem sovar, forre o fundo e laterais de uma assadeira de 25 cm, cubra com papel alumínio e asse por 30 minutos. Retire o papel e ponha o recheio de sua preferência.

Massa Frola
Também utilizada em tortas doces. Pode ir ao forno com o recheio, sem a necessidade de preassar.

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher de fermento em pó; 150g de manteiga; 1/2 xícara de açúcar de baunilha e 2 ovos.

Preparo: misture levemente, faça uma bola, cubra com plástico filme e leve para gelar por 30 minutos antes de usar. É suficiente para uma forma de 25 cm.
Massa Brisée

De consistência delicada, é quebradiça e aceita vários tipos de recheios, salgados e doces.

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher fermento em pó; 1 colher (sopa rasa) de açúcar (para tortas doces) ou 1 colher (chá rasa) de sal (para tortas salgadas); 150g de manteiga; 1 ovo e 1 gema; baunilha a gosto; 1 colher (sopa) de leite.

Preparo: misture levemente, faça uma bola, cubra com plástico filme e leve para gelar por 30 minutos antes de usar. Depois, divida a massa em dois. Em uma superfície lisa e enfarinhada abra metade da massa com um rolo e coloque no fundo e laterais de uma forma removível de 25 cm de diâmetro. Coloque o recheio desejado e cubra com a outra metade. Pincele gema e leve ao forno.

Massa de biscoito
Prática de preparar, normalmente usada com recheios que não precisam ir ao forno.

Ingredientes: 200g de biscoito tipo maisena triturados no liquidificador e 100g manteiga derretida (pode colocar baunilha ou raspas de casca de laranja ou limão, sem a parte branca).

Preparo: misture os ingredientes e forre uma forma de 24 cm de fundo removível. Leve para assar a 180°C por cerca de 10 minutos e depois coloque a cobertura desejada.

Massa podre
Mais gordurosa do que as outras citadas, deve ser trabalhada delicadamente e é utilizada principalmente em empadas e empadões.

Ingredientes: 560g farinha de trigo; 280g margarina; 4 gemas; 40g de óleo e sal a gosto.
Preparo: misture tudo e deixe descansar na geladeira com plástico filme por 30 minutos. Depois, divida a massa em dois. Em uma superfície lisa e enfarinhada abra metade da massa com um rolo e coloque no fundo e laterais de uma forma removível de 25 cm de diâmetro. Coloque o recheio desejado e cubra com a outra metade. Pincele gema e leve ao forno.

Massa de quiche
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal gelada; 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de sal; 1 ovo e 3 colheres (sopa) de água gelada.

Preparo: misture a farinha, o sal e a manteiga. Vá misturando com as pontas dos dedos até que forme uma farofa granulada. Faça uma depressão no centro e coloque o ovo e a água. Misture rapidamente com um garfo e depois forme uma bola com a massa.

Embrulhe-a em filme plástico e mantenha na geladeira por 30 minutos. Abra a massa em uma forma de fundo removível com 25 cm de diâmetro, cobrindo as bordas e o fundo.

Faça vários furinhos na massa com um garfo. Asse em forno médio preaquecido por cerca de 15 minutos. Depois, coloque o recheio que quiser e leve ao forno novamente para que o recheio fique firme.

Receita de torta cremosa de frango

Ingredientes: massa: 1 receita de massa podre. Recheio: 1 peito de frango sem pele e sem osso cortado em cubinhos; 1 colher (café) de páprica; 1 fio de azeite ou óleo 2 dentes de alho; 1 cebola picadinha, salsinha picadinha a gosto; 4 colheres (sopa) de requeijão; 1/2 xícara de leite; 1 colher (sopa) de amido de milho, sal e pimenta a gosto, 1 xícara de ervilhas e 2 colheres (sopa) de parmesão ralado.

Preparo: prepare a massa podre como manda a receita. Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível com a massa. Reserve. Para o recheio, tempere o frango com sal, pimenta e páprica. Esquente o azeite e refogue os cubinhos de frango, Junte a cebola e o alho e refogue. Junte o leite com amido, mexa até engrossar. Junte o requeijão, a ervilha e o parmesão. Desligue, acerte o sal e a pimenta, se preciso e coloque a salsinha. Deixe esfriar. Coloque sobre a massa o recheio de frango e cubra com o restante de massa. Pincele gema e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 35 minutos ou até dourar.

Dica: se quiser, coloque azeitonas no recheio.

Tudo sobre: