Torta de limão perfeita, a sobremesa que todos amam

Ainda dá tempo de fazer esse doce clássico para o Dia dos Pais

Ela é um clássico imbatível das sobremesas. Estou falando da torta de limão! E essa fica perfeita. Anote essa receita e faça nesse fim de semana. Dá tempo de preparar para o almoço de Dia dos Pais

Torta de Limão
Ingredientes:
Massa: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal; meia lata de creme de leite; 1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio: 1 lata de leite condensado; 6 colheres (sopa) de suco de limão tahiti; meia lata de creme de leite sem soro; 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão (só a parte verde).

Merengue: 3 claras e 1/2 xícara (chá) de açúcar.

Preparo: Massa: em um recipiente, peneire a farinha de trigo, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o creme de leite e o fermento em pó. Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Em uma superfície limpa, polvilhada com farinha de trigo, abra a massa, forre uma forma de fundo removível (24 cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Reserve. Recheio: em um recipiente, misture bem oleite condensado com o suco de limão. Incorpore o creme de leite e as raspas de limão.

Recheie a massa já assada e leve à geladeira por cerca de 30 minutos, para firmar o recheio. Reserve.

Merengue: em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Retire do fogo e em uma batedeira, bata por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume. Desligue a batedeira, retire a torta da geladeira e cubra-a com o merengue.
Retorne a torta ao forno por cerca de 10 minutos, para dourar. Leve à geladeira e sirva gelada.

Congelamento: se desejar, congele a torta sem a cobertura de merengue. Conserve por até 3 meses em freezer ou duplex. Para descongelar, deixe a torta por cerca de 3 horas em geladeira. Cubra com o merengue e leve ao forno baixo (150°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos. Sirva.

DICA: se desejar, utilize um maçarico culinário para dourar o merengue.

 

Tudo sobre: