Receita de torta de noz-pecã é a dica para finalizar a ceia de Natal

Além de saborosa, tem os antioxidantes das oleaginosas

Adoro Natal e todo o clima que cerca a festa. Uma das coisas de que mais gosto é que as chamadas oleaginosas aparecem em vários pratos. São as nozes, amêndoas, castanhas... Elas são ricas em minerais e em gorduras boas. Mas, claro, com moderação. A minha predileta é a pecã, que tem uma textura mais macia. Essa torta de hoje é um clássico norte-americano, mas se você quiser abrasileirar pode trocar a noz por castanha-de-caju ou até amendoim. Sirva com uma bola de sorvete de baunilha e tudo fica ainda mais gostoso. Um feliz Natal, com os cuidados que o momento pede. 

Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Ingredientes massa: 300g de farinha de trigo; 150g de manteiga; 1 colher (sopa) de açúcar refinado; 1pitada de sal e 4 colheres (sopa) de água gelada. Recheio: 200g de manteiga sem sal; 1/4 de xícara de açúcar mascavo; 3/4 de xícara de glucose de milho (pode ser Karo); 2 colheres (sopa) de essência de baunilha; 1 pitada de sal; raspas de casca de 1/2 laranja; 300g de nozes-pecãs e 3 ovos.

Preparo: coloque todos os ingredientes da massa no processador, com pá de plástico, e bata aos poucos, até ficar homogênea. Leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa e forre forma de cerca de 25 cm de diâmetro. Fure-a levemente com um garfo e, enquanto prepara o recheio, reserve-a no freezer.

Recheio: derreta a manteiga numa panela em fogo brando. Adicione o açúcar mascavo e cozinhe mexendo até que dissolva. É rápido. Retire do fogo e acrescente glucose, baunilha, raspas de laranja e a pitada de sal. Reserve. Pique metade das nozes no processador grosseiramente. Numa tigela, quebre os ovos e bata ligeiramente. Junte aos poucos os ovos à mistura de açúcar e às nozes picadas. Ponha o recheio sobre a massa e cubra com nozes inteiras. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos ou até que esteja firme.

Tudo sobre: