EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

20 de Janeiro de 2020

Quinoa, superalimento; veja receitas

Base alimentar de países como Peru, Bolívia e Equador, a quinoa foi reconhecida como superalimento pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura

Minúsculo, esse grão de cultivo milenar é riquíssimo em nutrientes e por isso passou a ser queridinho de uma limentação saudável e equilibrada.
As principais variedades cultivadas pelos andinos são a quinoa preta, branca e vermelha. Todas têm sabor semelhante e também cozimento igual. 
Boa para a saúde é também versátil na cozinha e deliciosa na garfada. Além do grão, pode ser encontrada em farelo ou farinha. é ideal para substituir o arrozem dietas, por exemplo. 
De preparo simples, o mais comum é cozinhá-la em água ou caldos. É importante respeitar a proporção entre água e quinoa. Assim, todo líquido é absorvido pelos grãos e assim não fica cru e nem cozido demais.
SEM GLÚTEN
A quinoa é naturalmente sem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E, alémde fibras. Ela é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais.
DICAS

  • Há um revestimento amargo na pequena semente que precisa ser lavado. Use uma peneira de malha fina para deixar a água escorrer sem perder o grão.
  • Use 1 xícara de quinoa com 2 xícaras de água. Cubra a panela, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos.
  • Tire o excesso de água. Mesmo depois de cozida pode sobrar água. Use a mesma peneira de malha fina.
  • Retorne a quinoa para panela depois de drená-la, cubra e deixe descansar por mais 15 minutos. Deixando a secar na panela quente ela fica mais leve e macia.

RECEITAS


Hambúrguer de quinoa

Ingredientes: 200 g de quinoa em grãos; 200 g de aveia em flocos finos; 100 g de cenoura ralada; 100 g de abobrinha ralada; 100 g de cebola picada; 60 ml de azeite extravirgem; 1 pitada de noz- moscada; 1 gema de ovo; sal e pimenta a gosto.
Preparo: em uma panela, cozinhe a quinoa lavada na água com sal por aproximadamente 20 minutos. Reserve. Em uma frigideira, acrescente o azeite e refogue a cebola, a abobrinha e a cenoura por poucos minutos. Em um recipiente, junte a quinoa, os ingredientes refogados e os demais ingredientes. Misture até formar uma massa uniforme. Separe a massa em porções e molde os hambúrgueres. Coloque em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno até dourar. Na metade do tempo vire do outro lado. Sirva com pão integral e salada

Legenda: Barrinhas com Blueberry e quinoa são ideais para o lanche

Barrinha com Blueberry 
Ingredientes: 1/2 xícara de aveia em flocos grossos; 1/2 xícara de farinha de grão-de-bico; 1 xícara de quinoa cozida; 1/2 xícara de amendoim levemente torrado e quebrado em pedaços menores; 1/2 xícara de nibs de cacau; 1/2 colher (chá) de canela em pó; 1/2 colher (chá) de sal; 1/4 de xícara de pasta de amendoim; 3 e 1/2 colheres (sopa) de melado de cana; 1 colher (sopa) de óleo de coco derretido; 1/4 de colher (chá) de extrato de baunilha (opcional) e 1 pitada de sal marinho.
Preparo: misture tudo, coloque em uma assadeira untada com óleo de coco e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos. Corte em retângulos, deixe esfriar e sirva.