Polpetone à parmegiana de cantina: Receita para o almoço das mães

Ainda não sabe o que fazer? Então, anote essa receita e é certeza de sucesso

Por: Fernanda Lopes  -  10/05/20  -  13:31
Polpetone fica ainda melhor com molho e queijo muçarela gratinado por cima
Polpetone fica ainda melhor com molho e queijo muçarela gratinado por cima   Foto: Alexsander Ferraz

Não pensou ainda no que fazer no almoço de hoje, dia especial, em homenagem às mães? Então, anote essa receita da Catina Babbo Américo: um polpetone recheado e ainda à parmegiana. Após fritar o polpetone, coloque em uma travessa com molho de tomate e cubra com queijo parmesão e muçarela e leve ao forno preaquecido até o queijo de cima derreter bem (cerca de 10 minutos) e ponto, o polpetone fica ainda melhor. No restaurante, eles fazem de fraldinha moída, mas se você tiver outra carne, como patinho, fica um pouco mais magro. Pode ainda ser acém, paleta e até costela, que fica  mais gorduroso. Com a fraldinha fica muito bom, pois é uma carne com  gordura na medida certa e muito sabor.


Polpetone de fraldinha à parmegiana, Babbo Américo


Ingredientes polpetone: 600g fraldinha; 50g de presunto Parma ou serrano ou outro presunto cru (se não tiver, use o cozido); 200g de muçarela; sal a gosto; farinha de trigo, ovos e farinha de rosca para empanar;óleo pra fritar. Para o parmegiana: molho de tomate e muçarela o quanto baste.


Preparo polpetone: moer a fraldinha inteira (com a gordura para deixar o polpetone úmido e macio) com o presunto cru, adicionar sal a gosto e misturar bem até ficar homogêneo. Dividir a carne em quatro bolas iguais, amasse para ficar no formato de um hambúrguer grande, junte 2 pedaços com metade da muçarela fatiada ou ralada, fechar bem os cantos.


Empane na seguinte ordem: farinha de trigo, ovo batido com um pouco de água e sal e por último na farinha de rosca. Congele por 40 minutos para ficar mais fácil de fritar. Depois, frite por imersão à 170 graus, lentamente, para cozinhar por dentro e descongelar. Depois, é só cobrir com molho de tomate e muçarela e levar no forno para gratinar rapidamente. Também pode ser feito grelhado ou na churrasqueira, nesse caso não é necessário empanar, nem congelar. Sirva com arroz e fritas ou uma macarronada ou até um purê de batatas.


Rendimento: 2 polpetones de 500g (serve 4 pessoas)


Logo A Tribuna
Newsletter