Paella Nobre com frutos do mar, receita do Paquito para a ceia da virada

Anote esse preparo e faça bonito na mesa de Réveillon

É costume, principalmente nas cidades do Litora brasileiro, servir peixes e outros frutos do mar na ceia de Réveillon. Além de serem leves, deliciosos e renderem pratos fartos e bonitos, os peixes simbolizam fartura, prosperidade, fertilidade. Então, anote essa receita de Paella do Paquito, do restaurante Porta do Sol, em santos, especialista quando o assunto é preparo de frutos do mar. Faça e já comece bem 2021.
Feliz Ano-Novo.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Paella nobre, Paquito (Restaurante Porta do Sol)

Ingredientes: 2 xícaras de arroz; 1 folha de louro, 1 dente de alho picado; 4 xícaras de água quente; 200g de vôngole limpo; 300g de camarão sete barbas limpo; 1 polvo; 300g de lulas em anéis; 6 camarões rosa grandes; 1 dente de alho picado; 1/2 cebola picada; 1 pimentão vermelho picado; 1 colher de chá de páprica; pimenta-do-reino e sal a gosto. Para o caldo: aparas de peixe (cabeça, espinha etc); 1 envelope de hondashi (caldo de peixe pronto), 1 alho poró picado; 1 cenoura picada; 1 cebola picada; 1 fio de azeite e água. 

Preparo: cozinhe o arroz como de costume, refogando o alho, colocando o arroz e a água fervente com sal e uma folha de louro. Deixe a água secar bem. Reserve. Faça o caldo, refogue os legumes no azeite, coloque as aparas e cubra com água. Ponha o hondashi. Deixe apurar em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Coe e reserve.

Para cozinhar o polvo, já limpo, ferva água com 1 cravo e 1 folha de louro. Mergulhe e tire o polvo da água três vezes e na depois deixe-o cozinhar nessa água até estar macio. Para saber se esta bom, espete um palito na parte mais grossa do tentáculo. Se entrar fácil, está pronto.

Em uma panela de paella ou uma frigideira grande e larga, refogue o alho, a cebola e o pimentão picados. Coloque a lula e deixe refogar 5 minutos. Se preciso, vá pingando um pouco do caldo reservado. Coloque os vôngoles e continue pingando caldo. Inclua os camarões sete barbas. Refogue.

Coloque o arroz cozido, uma concha de caldo, a páprica e a pimenta-do-reino moída. Misture. Abaixe o fogo e se preciso coloque mais caldo. Enquanto isso frite os camarões grandes, temperados com sal e alho no azeite quente por 2 minutos de cada lado. Corte o polvo em pedaços grandes. Veja se é preciso acertar o sal da paella. Enfeite a paella com o polvo e os camarões e regue com bastante azeite. Sirva.

 

Tudo sobre: