Netão dá dicas para o churrasco de Carnaval ser de profissional

Anote cinco dicas valiosas que vão fazer de você um expert na churrasqueira

O churrasco é quase unanimidade entre os brasileiros, porque além de ser gostoso ainda é um momento de confraternização.

Mas, para que  seja ainda mais especial, algumas dicas são valiosas e podem transformar um aventureiro  na churrasqueira em um quase profissional. O açougueiro e churrasqueiro Netão, da BomBeef, traz dicas para você garantir aquela carne de respeito no carnaval.


Netão dá dicas de profissional para arrasar na churrasqueira (Alexsander Ferraz)
  1. Corte a carne ainda gelada, para ter um corte mais preciso, mas tire-a da geladeira uns 10 ou 15 minutos antes de colocar na brasa. Com a carne muito gelada na brasa, a dificuldade para acertar o ponto é maior. Atente-se que não se deve fazer o churrasco com a carne fora da geladeira para evitar contaminação. 
     
  2. Acenda o carvão com antecedência para que a brasa esteja bem forte quando for receber a carne. A brasa incandescente evita o surgimento de labaredas. Também ajuda a aquecer bem a grelha para, assim, selar a carne (essa dica também serve para churrasqueiras elétricas, a gás ou frigideiras). Com a grelha fria, a carne demora mais para dourar, ficando seca, sem suculência. 
     
  3. Deixe a carne descansando antes de cortar, para que não se perca líquido. E, jamais utilize o garfo para segurar a carne ou virá-la, pois isso cria pontos de perda de suculência, deixando-a mais seca a cada garfada. 
     
  4. Use sal com granulometria menor, como o sal de parrila ou a flor de sal, que dão boa textura e crocância ao degustar a carne, além de usar uma quantidade bem menor para salgar. Ou seja, não utilize o sal grosso. 
     
  5. Para acertar o ponto da carne (o ‘ponto do Netão’ é entre 53º e 57º), o segredo é o seguinte: após dourar dos dois lados, toque a carne com o dedo indicador, em seguida, toque o dedo na maçã da mão  (aquela parte macia, abaixo do polegar); se for a mesma textura, a carne está mal passada; ao juntar o polegar com o indicador e tocar de novo a maçã, se a textura for a mesma, a carne está ‘ao ponto do Netão (equivalente ao ponto menos)’. Vá revezando os dedos, na sequência, um a um, juntando ao polegar; note que a rigidez da maçã da mão vai aumentando, assim como o ponto da carne. Vale lembrar que o ponto tem relação com a temperatura dela no centro, portanto, para acertar o ponto da carne, vá colocando-a na parte da grelha com menor temperatura, ou seja, mais distante da brasa. 
Tudo sobre: