EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Nagasaki Ya, mais antigo restaurante japonês em Santos, fecha as portas

Segundo apurado por A Tribuna, restaurante permanecerá apenas com o serviço delivery.

O belo casarão branco no Canal 3, que chamava a atenção por seu tranquilo lago de carpas, já não abriga o restaurante japonês mais antigo em funcionamento em Santos: o Nagasaki Ya. Os irmãos Merry e Jonny Yamaguchi, que administravam a casa desde a aposentadoria do pai, decidiram fechar o restaurante físico, que está funcionando agora somente por delivery, que tem sido feito na casa da família. O imóvel do Canal 3, inclusive, já foi colocado à venda pelos proprietários.

Tatames​, lago de carpas e o idioma japonês falado pelos anfitriões transportavam clientes à terra do sol nascente (foto: facebook)

“Já há alguns anos vinha sendo muito difícil manter o restaurante com a crise econômica, mas fomos tentando.  Os proprietários também queriam vender a casa. A pandemia foi o golpe de misericórdia para a decisão de fechamento e ficar somente com o delivery, que estamos fazendo da minha casa”, conta Merry. 

O Nagasaki Ya foi inaugurado há 30 anos pelo pai de Merry, Masayuki Yamagushi, um imigrante japonês que veio para o Brasil pela indústria de pesca Tayo - que profissionalizou este setor no País. Ele tinha acesso ao pescado fresco e  dominava a arte da culinária japonesa, ainda pouco conhecida por aqui. Não por menos, o Nagasaki tinha o apelido carinhoso de  "O mais japonês dos japoneses".

A autenticidade era mesmo o forte do local. O lago com carpas, que agora estão na casa da família, a decoração com tatames e o idioma japonês falado entre os irmãos faziam você se sentir do outro lado do mundo. “Nos acostumamos a só falar japonês em casa e, quando vemos, estamos falando em japonês aqui também”, afirmou Merry em uma entrevista em 2014.

A casa, inicialmente, foi aberta na Ponta da Praia, ao lado do Mar Del Plata, e foi um marco na Cidade, que tinha apenas o restaurante da Dona Tika, na Rua Bahia, que era bem pequeno e quase exclusivo, com um menu de poucos pratos. Jonny, desde os 13 anos, fazia sushis e sashimis ao lado dos mestres que passaram pelo balcão do Nagasaki. Depois, há 14 anos, o Nagasaki Ya mudou-se para o Canal 3. “A parte mais difícil tem sido não receber mais os clientes. Foram 30 anos fazendo isso”, lamenta Merry.

Pioneiro na Cidade, o Nagasaki Ya continuou inovando quando os filhos assumiram a casa. Jonny trabalhou como sushiman no Japão e uniu tradição e inovação. Merry sempre ficou no marketing, administração e recepção dos clientes. Ela criou o bufê vegano de sushis, o primeiro de Santos, e também combos para delivery, que continuam sendo feitos, agora na casa deles, na Ponta da Praia.Também faziam pratos japoneses de inverno como o sukiyaki e o lámen.

“Pensamos, no futuro, em abrir um pequeno restaurante aqui em casa, onde estamos agora produzindo para o delivery. Mas ainda é um sonho”, conta.
Quanto aos funcionários, primeiramente foram concedidas férias e, agora, estão sendo feito os avisos prévios. “Fiz um empréstimo para pagar todos”, diz Merry.

Delivery

Para quem já está com saudade da tradição do Nagasaki Ya, a dica é pedir o delivery deles pelo WhatsApp (13) 9 7408 2125. O combinado para duas pessoas, por exemplo, sai R$ 85. O cardápio, as promoções e novidades podem ser conferidas no @restaurantenagasakiya, no Instagram.

Tudo sobre: