EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

20 de Novembro de 2019

Faça sorvete em casa

Aprenda como fazer sorvete de maracujá, de manga e coco com adoçante e picolé de iogurte e framboesa

Sorvete é praticamente uma unanimidade no mundo. Apesar de sermos um país quente, somos o 11º em consumo de sorvete no mundo, com 4,74 litros por pessoa/ano. A Zova Zelândia é a primeira, com 26,30 litros, seguida dos Estados Unidos (22,4 litros).  No Brasil, há aproximadamente 8 mil empresas nesse setor.

O sorvete surgiu na China há 4 mil anos, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente, ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras subterrâneas.

Em sua viagem à China, em 1271, o veneziano Marco Polo teria encontrado grande variedade de cremes congelados de frutas. As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século 16, quando o cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes – a primeira sorveteria da história.O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa.

Abaixo damos receitas bem fáceis para você preparar em casa e festejar essa invenção deliciosa.

Receitas 

Sorvete de maracujá 
Ingredientes: calda de maracujá: 150 ml de suco de maracujá natural, batido e coado; 1 xícara (chá) de açúcar refinado; 250 ml de suco de maracujá natural com as sementes. Merengue italiano: 3 claras (cerca de 120 g); 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar granulado; 1/2 xícara (chá) de água. Creme: 3 xícaras (chá) de leite; ¼ xícara (chá) de açúcar refinado; 3 gemas; 4 colheres (sopa) de amido de milho e 100 ml de creme de leite de caixinha.

Preparo: Calda: em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até atingir a consistência de uma calda grossa. Reserve. Merengue: bata na batedeira as claras até o ponto de neve. Reserve. Em uma panela, coloque o açúcar granulado e a água, e leve ao fogo mexendo até dissolver totalmente. Depois, sem mexer, cozinhe até obter uma calda em ponto de bala mole (115ºC). Com a batedeira ligada, despeje a calda em fio e continue batendo até esfriar totalmente.

Reserve. Creme: em uma panela, junte o leite e o açúcar, e leve a fogo médio até ferver. Em uma tigela, misture as gemas com o amido e acrescente, aos poucos, metade do leite fervido, mexendo sempre para não empelotar. Mexa bem. Coloque a mistura de volta na panela com o restante do leite e leve ao fogo até engrossar. Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Coloque sobre o creme um filme plástico para que não se forme uma película e leve à geladeira para esfriar. Depois de frio acrescente a calda de maracujá reservada, misturando até ficar homogêneo, e por último junte aos poucos o merengue reservado e misture.

Coloque em um pote com tampa e leve ao freezer por no mínimo 8 horas. Faça bolas com o boleador e sirva a seguir.

Sorvete de manga e coco com adoçante
Ingredientes: 2 bananas-nanicas maduras picadas e congeladas; 2 xícaras (chá) de manga cortada em cubos congelada; 1 pote de iogurte grego sem açúcar; 3 colheres (sopa) de leite de coco e 2 colheres (sopa) de adoçante culinário.

Preparo: congele as bananas e a manga picadas por no mínimo 6 horas. Em um processador, bata a banana, a manga e o iogurte até formar um creme liso. Transfira para um refratário, tampe e leve ao congelador por pelo menos 3 horas. Em seguida, quebre pedaços da mistura congelada e reserve. Adicione a um processador o leite de coco, o adoçante culinário e a mistura de banana com manga reservada e bata até ficar uma mistura homogênea e cremosa. Distribua em uma tigela e leve ao freezer por mais 1 hora. Retire do freezer e sirva em seguida.

Picolé de iogurte e framboesa 
Ingredientes: Calda: 1 xícara (chá) de framboesas congeladas; 3 colheres (sopa) de adoçante culinário. Creme: 1 xícara (chá) de creme de leite fresco; 3 colheres (sopa) de adoçante culinário; 2 potes de iogurte grego sem açúcar . Montagem: forma para picolé e palito de madeira para sorvete.

Preparo: Calda: em uma panela, adicione as framboesas e o adoçante culinário e cozinhe em fogo médio, até começar a engrossar. Desligue o fogo, cubra e reserve até esfriar. Creme: em uma batedeira, bata o creme de leite com o adoçante culinária em ponto de chantili ou até formar picos firmes. Desligue a batedeira, adicione o iogurte e misture delicadamente metade da calda de framboesas fria. Reserve. Montagem: distribua entre as formas de picolé a outra metade da calda de framboesas reservada e complete com o creme de iogurte. Coloque os palitos de sorvete e leve ao freezer por pelo menos 4 horas. Desenforme e sirva em seguida.

Dica: experimente banhar os picolés em chocolate meio-amargo sem açúcar derretido.

Tudo sobre: