EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Experimente filé ao molho de mostarda L'ancienne

Mostarda é uma especiaria milenar muito versátil, combinando com lanches rápidos e também com pratos elaborados

Mostarda é uma especiaria milenar e que é muito versátil, combinando com lanches rápidos e também com pratos elaborados. Há mais de um tipo. A mais famosa é a amarela, aquela das lanchonetes. A escura é produzida com um tipo de grão mais escuro e é mais forte. A Dijon, como o nome diz, vem da cidade de Dijon na França. É picante e fica ótima em molhos.

A L’Ancienne, que usei nessa receita, também é francesa. Trata-se de uma mostarda Dijon feita de maneira rudimentar, à moda antiga. As sementes são somente maceradas com vinagre, sal e água até obter uma pasta. É ainda mais apimentada, por isso fica ótima misturada a outras bases como o creme de leite. Fica perfeita com carne de porco.

Filé ao molho de mostarda L'ancienne

Ingredientes

500g de filé-mignon bovino ou suíno cortado em tirinhas; 1 colher (sopa) de mostarda à l’ancienne; 300 ml de creme de leite fresco ou de caixinha; noz-moscada ralada na hora a gosto; sal a gosto e 1 colher (sopa) de manteiga. 

Preparo

Tempere as tirinhas com sal. Derreta a manteiga e refogue as tirinhas. Coloque o creme de leite e a mostarda. Mexa. Deixe apurar por alguns minutos até engrossar um pouco. Acerte o sal. Sirva com arroz com pimentões e cenoura ou brócolis ou ainda com purê de batatas ou batatas fritas.

Dica: se quiser mais forte, coloque mais mostarda. 

Tudo sobre: