Escondidinho de carne seca absurdamente cremoso; anote a receita

Quem ensina é o Itabaiana III, que usa quase 400 quilos de carne seca por semana

O Itabaiana III dispensa apresentações. É uma referência em culinária nordestina em Santos. Seus pratos fartos são ótimos para grandes grupos. E aqui, uma receita do escondidinho de carne seca, muito cremoso e o prato chefe da casa. Para se ter uma ideia, na cozinha usa-se 300 quilos de mandioca e 380 quilos de carne seca por semana!

A receita, com todos os segredos, nós revelamos aqui.

Serviço: Itabaiana III (Rua Presidente Prudente de Morais, 133/135, Vila Matias). Tel.: (13) 3224-3390. Funcionamento: diariamente, das 11h à 1h.

Receita

Escondidinho de carne seca

Ingredientes: 1kg de carne seca; 1 kg de mandioca; 1 copo de leite; 4 colheres de manteiga (não margarina); muçarela fatiada (quanto baste). Para a carne seca: 1 cebola picada e pimentão picado (a gosto e opcional).

Preparo: ferva a carne seca três vezes para retirar o sal, sempre trocando de água. Desfie a carne, retirando a gordura. Puxe a carne seca com 2 colheres de manteiga na frigideira com a cebola picada. Cozinhe a mandioca com água. Após cozinhar, retire a água. No liquidificador, coloque a mandioca cozida com o leite e bata. Leve o creme para a panela com a manteiga e acerte o sal. Dê o ponto de um purê. Em um refratário, coloque uma parte do purê e a carne seca, em seguida coloque o restante do purê. Por cima, coloque a muçarela fatiada e leve para gratinar no forno.

Tudo sobre: