EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

13 de Agosto de 2020

Cinco receitas deliciosas para fazer no almoço do Dia das Mães

Penne quatro queijos, camarão no leite de coco, carne seca cremosa, peixe com crosta de castanha e para finalizar um lindo bolo de nozes

No dia dela, maridos e filhos é que devem assumir a cozinha. O Dia das Mãe é no domingo e mesmo que estejamos um momento diferente, nada de deixar ela ir para cozinha. Então, que tal filhos e maridos colocarem a mão na massa e prepararem um almoço caprichado? Aqui, receitas deliciosas para agradar sua mãe e a família toda.



Penne quatro queijos com frango
Ingredientes penne: 500g de penne cozido al dente. Molho: 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 litro de leite; 150g de gorgonzola picadinho; 150g de queijo minas meia-cura ralado; 100g de parmesão ralado; 100g de catupiri; sal o quanto baste; noz-moscada ralada e 150 ml de creme de leite (de caixinha).
Frango: 4 filés de frango; suco de 1/2 limão; raspas de casca de 1 limão; 1 dente de alho picado; 1 raminho de alecrim (só folhinhas); azeite; sal e pimenta-branca moída.

Preparo molho: em uma panela grande, derreta a manteiga e coloque a farinha. Mexa até formar uma pastinha. Acrescente o leite e misture bem para dissolver a farinha e não empelotar. Vá mexendo, em fogo baixo, até engrossar levemente. Junte todos os queijos e deixe derreter. Ponha o creme de leite. Misture bem. Corrija o sal, se necessário. Tempere com noz-moscada ralada.
Frango: tempere os filés com suco de limão, azeite, sal, alho e alecrim picadinho. Esquente bem uma chapa ou frigideira e coloque os filés (dois de cada vez). Deixe dourar por cerca de 3 minutos a 4 minutos de cada lado, dependendo da espessura do filé. Não aperte ou fure o frango com garfo para não tirar a umidade.

Montagem: misture o penne com o molho e sirva com o filé salpicado de casca de limão ralada. Se quiser, leve a massa com o molho para gratinar no forno preaquecido a 250°C.
Rendimento: 4 porções



Pescada cambucu com purê de abóbora e gengibre
Ingredientes filé: 2 filés de dourado ou cambucu; 100g de castanha-do-pará picadas; 2 colheres (sopa) de azeite; suco de meio limão; sal e pimenta-branca moída a gosto.
Purê: 500g de abóbora japonesa sem casca e sem sementes; 1 colher (chá) de gengibre em pó ou 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado; 2/3 de xícara de leite desnatado; 1 colher (sopa) de manteiga ou de requeijão light; sal e noz-moscada ralada a gosto.

Preparo purê: cozinhe a abóbora no vapor até estar bem macia. Amasse bem e reserve. Esquente o leite com a manteiga (ou requeijão light) e misture à abóbora. Tempere com gengibre, sal e noz-moscada.
Peixe: tempere o filé com o suco de limão, sal, pimenta e azeite. Sobre o filé, pressione a castanha picada para grudar. Coloque em um refratário e leve ao forno preaquecido a 220°C por cerca de 20 minutos ou até dourar e estar cozido. Sirva com o purê e enfeite com pimenta-rosa (aroeira).
Rendimento: 2 porções.



Camarão com manga e leite de coco
Ingredientes: 1 Kg de camarões médios já limpos; suco de 1 limão; 3 mangas cortadas em cubos de cerca de 5x5 cm; 250 ml de leite de coco; 3 dentes de alho; azeite, sal, coentro fresco e pimenta dedo-de-moça picada a gosto.

Preparo: tempere o camarão com sal, suco de limão. Refogue o alho e junte o camarão. Refogue rápido. Cerca de 1 minuto de cada lado. Junte o leite de coco e deixe esquentar. Junte a manga, a pimenta e o coentro e desligue. Acerte o tempero e sirva com arroz branco e batatas coradas.
Rendimento: 4 porções



Carne seca do sertão (Deck Praia Restaurante)
Ingredientes: 400g de carne seca dessalgada e desfiada; 1/2 pimentão verde sem sementes picado em cubinhos; meio pimentão vermelho picado em cubinhos; meia cebola picada; 6 colheres (sopa) de manteiga de garrafa; 3 caixinhas de creme de leite; 6 xícaras de arroz já cozido; 400g de queijo coalho em fatias; sal a gosto.

Preparo: em uma panela coloque a manteiga, os pimentões, a cebola picada. Refogue. Depois, acrescente a carne seca desfiada; o creme de leite e acerte o sal. Junte o arroz. Leve à uma travessa refratária e cubra com o queijo coalho. Leve para gratinar por cerca de 15 minutos em forno preaquecido a 200°C ou até estar dourado.
Rendimento: 4 porções.



Bolo de nozes
Ingredientes bolo: 8 ovos (clara e gema separadas); 1 e 1/2 xícara de açúcar; 1 e 1/2 xícara de nozes moídas; 6 colheres (sopa) de farinha de rosca; 1 colher (chá) de fermento em pó; 2 colheres (sopa) de licor de cacau; margarina e farinha de rosca para untar uma forma redonda com 23 cm de diâmetro e que seja mais alta.
Recheio e cobertura: 1 litro de creme de leite fresco; 2 colheres (sopa) de açúcar e algumas nozes para enfeitar.
Preparo bolo: na batedeira, em velocidade alta, bata as claras com 1/2 xícara de açúcar. Reserve. Agora, bata as gemas com o restante de açúcar até formar um creme bem claro. Desligue e misture, com uma espátula, as nozes moídas, a farinha de rosca e o fermento. Por último, junte, delicadamente, as claras. Unte a forma com margarina e polvilhe farinha de rosca. Coloque a massa e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 45 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro, este saia limpo.
Recheio: na batedeira, bata o creme de leite gelado com açúcar até ficar em ponto de chantili. Comece em velocidade baixa para não espirrar.
Montagem: tire o bolo do forno e deixe amornar. Desenforme e corte em dois discos. Coloque chantili sobre um disco de massa, cubra com o outro e enfeite com um pouco de chantili e nozes. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro.
Rendimento: 10 pedaços

Tudo sobre: