EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

14 de Agosto de 2020

Cinco receitas de sobremesas românticas de Ana Maria Braga

Receitas preparadas com frutas vermelhas e chocolate marcam a data amorosa

Ana Maria Braga é uma eterna apaixonada, vive intensamente o amor e afirma que “ter as borboletas batendo no estômago, não importa a idade que se tem, é renovar a vida, a esperança e a felicidade”.

Nesse diferente Dia dos Namorados, a apresentadora separou cinco receitas inéditas, e algumas tidas como afrodisíacas, para finalizar um jantar romântico.

A apresentadora elegeu dois elementos base: chocolate e frutas vermelhas, em receitas fáceis e com ingredientes simples. “Delícias que juntas ou separadas dão match”, brinca.

São receitas que precisam de tempo de geladeira, então já sabe: faça com umas 4 horas de antecedência.

Flã de vinho tinto

Ingredientes: Flã: 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite (300 g); 1 xícara (chá) de vinho tinto suave (240 ml); 1 xícara (chá) de suco de uva (240 ml); 2 envelopes de gelatina em pó incolor (24 g); Óleo para untar.

Calda de vinho tinto: 1 xícara (chá) de vinho tinto seco (240 ml); 1 xícara (chá) de suco de uva concentrado (240 ml); 150 g de açúcar; 1 pau de canela de 5 cm; 3 cravos-da-índia e 1 anis-estrelado

Preparo: Flã: no liquidificador, junte o leite condensado com o creme de leite, o vinho e o suco de uva e bata até ficar homogêneo. Acrescente a gelatina previamente hidratada em água e dissolvida em banho-maria, ainda quente, e bata apenas para misturar. Despeje em forminhas (150 ml de capacidade) untadas com óleo e passadas em água fria, acomode em assadeira e leve à geladeira por 4 horas ou até firmarem. Desenforme os flãs gelados e sirva com a calda de vinho.

Calda de vinho tinto: em uma panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo por 10 minutos ou até reduzir ligeiramente. Deixe esfriar e descarte as especiarias. Utilize fria.

Rendimento: 8 porções
 




Cheesecake de framboesa

Ingredientes Base: 200 g de biscoitos maisena; 100 g de manteiga em temperatura ambiente. Creme: 3 potes de cream cheese (450 g); 4 ovos; 1 lata de leite condensado; 1 colher (chá) de raspas de limão; 200 g de geleia de framboesa dissolvida em 2 colheres (sopa) de água; framboesas para decorar. 

Preparo: Base: no liquidificador, junte os biscoitos e pulse até formar uma farofa fina. Transfira para uma tigela, adicione a manteiga e misture até formar uma farofa úmida. Forre o fundo e a lateral de um refratário redondo (22 x 5 cm), pressionando ligeiramente com as costas de uma colher para compactar. Leve ao micro-ondas, em potência alta, por 3 minutos ou até a base começar a dourar no centro da fôrma. Reserve.

Creme: no liquidificador, bata o cream cheese com os ovos, o leite condensado e as raspas de limão até obter um creme uniforme. Despeje sobre a base de biscoito e leve ao micro-ondas, em potência alta, por 8 minutos ou até o recheio firmar. Deixe a torta em repouso dentro do micro-ondas desligado por 5 minutos. Espalhe a geleia de framboesa por cima da torta e, depois de fria, leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore com framboesas e sirva gelada.

Rendimento: 8 porções.




Mousse de cereja

Ingredientes: 2 claras; ½ xícara (chá) de açúcar; 2 caixinhas de creme de leite (400 g); 1 vidro de cereja ao marasquino (280 g); 250 g de requeijão; 3 colheres (sobremesa) de gelatina em pó incolor; 1/2 xícara (chá) de água para hidratar a gelatina (120 ml).

Calda: 1 xícara (chá) de cerejas ao marasquino escorridas; 1 xícara (chá) da calda da cereja e 2 colheres (sopa) de rum

Preparo: leve as claras com o açúcar ao banho-maria, mexendo sempre, até amornar e o açúcar se dissolver por completo. Transfira para a tigela da batedeira e bata até obter um merengue firme e brilhante. Sem bater, acrescente o creme de leite e misture com uma espátula. Reserve. No liquidificador, bata a cereja escorrida com o requeijão até ficar homogêneo. Hidrate a gelatina na água, dissolva-a em banho-maria e adicione-a ainda quente à mistura de cereja e requeijão, batendo rapidamente apenas para misturar. Incorpore essa mistura ao merengue, misturando delicadamente com uma espátula. Despeje em 6 taças de sobremesa e leve à geladeira por 3 horas ou até firmar. Sirva acompanhadas da calda e decoradas a gosto.

Calda: no liquidificador, bata as cerejas com a calda até ficar uniforme. Despeje em uma panela, junte o rum e cozinhe em fogo baixo por 8 a 10 minutos ou até obter uma calda levemente espessa. Utilize fria.

Rendimento: 6 porções



Brigadeiro de copo

Ingredientes: 600 g de morangos picados; 1/3 de xícara (chá) de vinagre balsâmico (80 ml); ½ xícara (chá) de açúcar; 2 latas de leite condensado; 2 colheres (sopa) de manteiga; 150 g de chocolate meio amargo picado; 200 ml de creme de leite fresco gelado batido em ponto de chantili.

Preparo: numa tigela, junte o morango com o vinagre balsâmico e o açúcar e deixe macerar na geladeira por 1 hora. Escorra e reserve o morango e o vinagre separadamente. Em uma panela, junte o leite condensado com a manteiga e leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até engrossar (ponto de brigadeiro mole). Fora do fogo, adicione o chocolate e misture até ficar uniforme. Depois de frio, misture o brigadeiro mole com o vinagre balsâmico reservado, mexendo até homogeneizar. Transfira 1/3 dessa mistura para uma tigela e incorpore a ela o chantili. Montagem: em 12 taças ou copos de sobremesa (150 ml de capacidade), distribua o morango e, por cima, o brigadeiro mole. Finalize com uma camada da mistura de brigadeiro e chantili, decore a gosto e leve à geladeira por 2 horas ou até o momento de servir.

Rendimento: 12 porções



Quindim de chocolate

Ingredientes: 50 g de coco fresco ralado; ¼ de xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de margarina derretida; 1 xícara (chá) cheia de açúcar (200 g); 9 gemas peneiradas; 100 g de chocolate meio amargo derretido e manteiga para untar e açúcar para polvilhar.

Preparo: numa tigela, misture o coco ralado com o leite, a margarina derretida, o açúcar e as gemas. Adicione o chocolate derretido e mexa até incorporar. Despeje a massa em fôrma de cone central (15 x 5,5 cm) untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Leve ao forno médio preaquecido (200 ºC), em banho-maria, por 35 minutos ou até secar na superfície. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme, decore a gosto e sirva em temperatura ambiente.

Rendimento: 6 porções

Tudo sobre: