Bares e restaurantes recorrem a vouchers com brindes e vantagens durante a pandemia

Por conta do distanciamento social, o setor teve queda no faturamento e tem criado soluções diferentes para driblar a crise

Por: Fernanda Lopes  -  10/04/20  -  17:22
Os vouchers com vantagens poderão ser usados com os bares e restaurantes reabrirem (fotoadobe stock)
Os vouchers com vantagens poderão ser usados com os bares e restaurantes reabrirem (fotoadobe stock)

O distanciamento social por conta da covid-19 em todo o Brasil afeta diferentes setores da economia. Bares e restaurantes, por exemplo, foram obrigados a fechar suas portas em cidades da região e estão vivendo uma das suas maiores crises da história devido à pandemia causada pelo coronavírus. Para tentar sobreviver nessa fase tão difícil, empresários do setor passaram a recorrer a meios alternativos de conseguir renda, através de doações, vaquinhas virtuais, vales com desconto e apoio de cervejarias.


De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes), o setor conta com 15 mil estabelecimentos na região, que juntos empregam cerca de 300 mil pessoas. Conforme a entidade, a queda de faturamento já beira 80% desde a quarentena voluntária da população, o que afeta sobretudo dos pequenos e médios negócios, que representam mais de 90% do setor de alimentação fora do lar.


Pensando nisso, a marca de cervejas Stella Artois, da fabricante Ambev, criou o movimento “Apoie Um Restaurante”, que doa dinheiro para os estabelecimentos a partir de uma plataforma desenvolvida em parceria com a startup ChefsClub.


A campanha funciona da seguinte forma: os consumidores precisam acessar o site, comprar um voucher de R$ 50 e, presencialmente no futuro, trocar por produtos que totalizem R$ 100 .
Desse modo, o cliente ganha 50% de desconto na compra, a Stella Artois paga a outra metade e o restaurante ou bar arrecada receita mesmo de portas fechadas. O valor será 100% revertido aos estabelecimentos.


Em Santos, bares como o Qualéh, o restaurante ELO Gastronomia e o Terminal Bbq, que fica no Food Market recém-inaugurado Praia Palace, estão participando dessa campanha. Os três precisaram fechar as portas durante a quarentena, pois não trabalhavam com o sistema de delivery.


Também estão participando da ação casas como Haru Temakeria e Sushi, Restaurante Atami, Capitaes Gastronomia, Quintal Parrilla, Hina Fish & Lounge, Let'S Wok e Santos Chopp.
Outra campanha de arrecadação de dinheiro para colaborar com bares do país inteiro durante a pandemia da Covid-19 foi criada pela Heineken, a Brinde do Bem. O Original Co, em Santos, é um dos participantes.


Os bares que aderem à campanha vendem vales de R$ 25, R$ 50, R$ 75 e R$ 100  em brindedobem.com, feito em parceria com o site de vaquinhas virtuais Abacashi. O cliente que compra o voucher terá o direito de gastá-lo no bar após a quarentena.


A Heineken doará o mesmo valor arrecadado ao estabelecimento — ou seja, se o bar vendeu um total de 500 reais em vouchers, receberá essa mesma quantia da cervejaria. 


Em Santos, o Cerveja e Porcaria, que acaba de completar um ano, está fazendo parte da iniciativa, assim como outros estabelecimentos da região.
Os endereços interessados em fazer parte da ação, que vai até 31 de maio, devem se cadastrar no site e criar a campanha de arrecadação.


Guarujá


Em Guarujá,  o  Don Mafioso (R. Quinto Bertoldi, 2-96, Vila Maia; tel.  (13) 99717-9396),  criou um voucher  de R$590 para participar do clube de vantagens Poderoso Black. O valor, nesse momento, será destinado exclusivamente ao pagamento dos salários dos colaboradores. A ideia é proporcionar um modelo Ganha Ganha, tanto para os clientes quanto para os funcionários e suas famílias. 


O cliente que aderir, poderá aproveitar os benefícios em até 12 meses. O dinheiro será revertido em qualquer item do menu e ainda com vantagens como prioridade para sentar, em caso de fila; double Heinekein todos os dias; double drink; direito ao Clube do Whiskey; entrega grátis e prêmios que serão criados no decorrer dos meses. 


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