EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

27 de Janeiro de 2020

Bacalhau de Natal

Pescado congelado e dessalgado fica macio, saboroso e é bem mais prático

Nossa herança portuguesa nos traz à mesa de Natal esse peixe delicioso de águas geladas, que após a salga, tradição mais que lusitana, ganha ainda mais sabor. Estou falando, claro, do bacalhau. Ele é tão bom que deve haver mais uma receita com ele para cada dia do ano (eu aposto ainda que há mais).

Aqui, uma receita minha para as festas. Comprei o bacalhau congelado e dessalgado, que eu tenho usado com frequência e tenho tido só boas experiências. Ele fica macio, saboroso e é bem mais prático. Há várias marcas e já experimentei umas três. Todas boas.

Ingredientes

6 lombos de bacalhau dessalgado e sem espinhas (pode ser o congelado, que já vem dessalgado e limpo);
1 litro de azeite;
4 folhas de louro;
3 ramos de alecrim;
1 quilo de minicebolas;
1 quilo de batatas bolinhas;
2 xícaras de grão-de-bico já cozido (pode ser em lata);
20 azeitonas pretas sem caroço;
20 tomatinhos cerejas;
10 dentes de alho;
1 maço de brócolis limpo, cortado em buquês e cozido al dente;
salsinha o quanto baste
sal e pimenta a gosto.

Preparo: em uma panela, coloque o azeite, as folhas de louro, o alho fatiado e o alecrim e deixe esquentar. Quando começar a ferver, desligue e acrescente os lombos de bacalhau, de modo  que fiquem mergulhados no azeite. Tampe a panela e deixe até que o azeite esfrie. Cozinhe as batatas com casca em água com sal  até que fiquem al dente. Retire a casca.

Em uma travessa  refratária grande, ponha as batatas e as minicebolas cortadas ao meio e metade do azeite usado para confitar (cozinhar) o bacalhau. Coloque um pouco de sal e pimenta a gosto.

Leve ao forno  por cerca de 20 minutos ou até  que dourem. Junte o bacalhau  (em lascas ou em lombos inteiros, como preferir), as azeitonas, o grão-de-bico, os buquês de brócolis e os tomatinhos, acrescente mais um pouco do azeite e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Sirva com salsinha ou coentro salpicados.

Tudo sobre: