EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

17 de Janeiro de 2020

Assado com toque de chef

Aprenda a fazer lombo ao vinho do porto com farofa natalina da dona tosca

Uma repaginada no lombo assado, que ganha um molho requintado de vinho do Porto. Fácil de fazer, fica uma delícia com a farofa de frutas. O toque adocicado tem tudo a ver com as festas. A receita é do chef Danilo Rocha, do Luli Gastronomia (WhatsApp 99624-2239).

Lombo ao vinho do porto com farofa natalina da dona tosca, Chef Danilo Rocha 

 

Ingredientes lombo: lombo suíno, com 3,5 kg; 200ml de vinho branco; 
2 cebolas picadas; 6 dentes de alho picados; 1 maço de salsa higienizado e picado; 150ml de suco de laranja; sal e pimenta a gosto. Redução de vinho do Porto: 300ml de vinagre de vinho branco; 1 e 1/5 xícara de açúcar e 100ml de vinho do Porto. Farofa natalina da Dona Tosca:60g de manteiga; 1 cebola picada bem pequena; 500g de farinha de milho grossa; 100g de ameixa seca sem caroço picada; 70g de cereja sem caroço picada; 150g de figo em calda picado; 1 xícara da própria calda do figo; sal e pimenta a gosto. 

Preparo lombo: misture tudo e deixe marinando por uma noite, coberto e na geladeira. Depois, leve ao forno preaquecido a 180ºC, coberto com papel-alumínio, por 1 hora. Retire o papel e aumente a temperatura para 220ºC. Deixe mais 20 minutos. Coe o que ficou na assadeira para servir com o lombo. Redução de vinho do Porto: misture tudo e cozinhe em fogo baixo até engrossar, a ponto de calda. Reserve. Farofa: refogue a cebola na manteiga e junte a farinha. Coloque as frutas 
e finalize com a calda, sal e pimenta a gosto. Sirva a redução acompanhando o lombo e a farofa.

Rendimento: 6 pessoas.

Tudo sobre: