Você sabe o quanto é sustentável? Faça o teste e descubra

Sustentabilidade não é dever só de governos e empresas. É preciso que cada um faça a sua parte, a partir de ações no dia a dia, para um futuro (e um presente) melhor

Por: Sheila Almeida  -  26/01/20  -  16:19
Você sabe o quanto é sustentável? Faça o teste e descubra
Você sabe o quanto é sustentável? Faça o teste e descubra   Foto: Divulgação

Sustentável é tudo o que torna possível a continuidade da existência, respeitando três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Apesar dos apelos para um planeta com sustentabilidade, pesquisas apontam que até 2050, a presença de plástico nos oceanos deve superar o número de peixes. Será só um dos efeitos de nossas ações.


Para algumas pessoas, a necessidade de viver com mais respeito e cuidado com o Planeta parece algo distante e difícil. De acordo com dados do Instituto Mar Azul (IMA), quase metade de todo o microlixo recolhido nas praias santistas ano passado, por exemplo, era plástico. Foram 82.639 fragmentos.


O dificuldade na destinação corretado lixo, a falta de consciência no consumo de alimentos e produtos e o uso desordenado de descartáveis são alguns dos problemas mais simples de resolver, segundo especialistas. Mas e você? O que faz pelo meio ambiente? Faça o teste e veja o quanto suas atitudes são sustentáveis.



Negócios sustentáveis

Rodrigo Gerhardt, coordenador de Comunicação do Greenpeace Brasil, diz que não é difícil ser sustentável. MasMarcus Nakagawa, professor de graduação e MBA da ESPM e especialista em sustentabilidade, explica que a falta de preocupação geral com o assunto é cultural.


“Nossa sociedade se desenvolveu no conceito de posse de território e individualismo. A gente não tem senso de comunidade. Parece que o problema sempre é do prefeito, da empresa, nunca meu. A cidade é minha, mas eu não cuido”.


Nakagawa ressalta que há muitas formas de fazer sua parte, não necessariamente tornando-se vegano. “Atitudes simples podem ajudar, mas é preciso que isso se torne uma escolha de ação diária”.


Ele e ganhou o Prêmio Jabuti 2019 na categoria Economia Criativa com o livro 101 Dias com ações mais Sustentáveis Para Mudar o Mundo. Veja algumas ideias dele e de entidades que defendem o meio ambiente:


- Não jogue lixo no chão. Isso não ajuda a manter o emprego do coletor. Apenas leva mais resíduos para bueiros e ao mar.


- Escolha produtos com embalagens que gerem menos lixo. O passo seguinte é reciclar e fazer compostagem. Aí, realmente sobra pouco para o caminhão descartar.


- Faça xixi e no banho. A mesma água que sai na torneira, para beber, é usada na descarga do sanitário. E o que escoa enquanto o chuveiro esquenta pode regar plantas ou lavar roupas e áreas.


- Escolha melhor seus produtos. De onde eles vêm? Qual a condição de trabalho de quem os fabrica? Custa o quanto realmente vale ou é fruto de trabalho escravo?


- Reduza o consumo, reutilize para outros fins e recicle o que puder. Nem tudo é descartável. Consertar faz com que menos lixo seja produzido e reutilizar estimula a criatividade.


- Dê preferência a alimentos orgânicos e produtos locais. Além de proteger o meio ambiente, se evita maior gasto de combustível no deslocamento e se diminui a poluição do ar.


Logo A Tribuna
Newsletter