EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

13 de Julho de 2020

Saiba como as plantas podem ajudar neste momento

Elas filtram os poluentes, removem os gases tóxicos e ainda trazem beleza

As plantas podem ser poderosas aliadas durante este período de home office. De acordo com Daniel Alan Costa, professor de Fitoterapia na Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas – da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) –, naturopata e acupunturista, elas filtram os poluentes do ar, além de removerem gases que são tóxicos para a saúde e o bem-estar.  

“Há muitas espécies que são indicadas como um tratamento integrativo para aumentar a imunidade e combater problemas de saúde, como dores de cabeça, estresse, doenças no sistema digestivo e também nas vias respiratórias, como gripes, resfriados, bronquite e até mesmo pneumonia”, diz o naturopata.  

Juana Martinez, florista parceira da Flores Online, explica que outras ajudam no controle da ansiedade. “Elas estimulam a nossa criatividade e produtividade e podem até melhorar a qualidade do sono”. Ela destaca algumas opções a seguir:  

Lírio: a beleza e o perfume da flor estimulam a criatividade, além de ela trazer mais cor ao ambiente. A dica é pôr arranjos e vasos espalhados pelo local.  

Espada-de-são-jorge: planta versátil, combina com qualquer ambiente. Ela é conhecida por ser uma grande filtradora do ar, retirando substâncias tóxicas que causam irritações nos olhos, na boca, na garganta e dores de cabeça.  

Dracena: é capaz de absorver o dióxido de carbono dos ambientes, o que deixa o ar mais fresco e nos ajuda a ficar mais concentrados e produtivos. Também auxilia na umidade e filtra outras substâncias tóxicas, diminuindo a fadiga.  

Gérbera: assim como a dracena, absorve o dióxido de carbono e emite maiores taxas de oxigênio à noite, o que nos ajuda a dormir melhor. O ideal é que fique dentro do quarto, desde que o lugar seja arejado e tenha a incidência de sol.  

Gardênia: exala um aroma que possui um efeito sedativo, ótimo para o alívio da ansiedade e melhorar a qualidade do sono.  

MONTE UMA HORTA 

Outra forma de se aproximar da natureza é fazendo uma horta em casa. “O jardim pode conter plantas que são benéficas para a nossa saúde tanto física quanto psicológica”, afirma Daniel Alan Costa, listando algumas delas: 

Manjericão: além de ser rico em vitaminas, tem propriedades antibacterianas, antioxidantes, antiespasmódicas e digestivas. Também pode ser utilizado em saladas, massas, sopas e em outras receitas. Ele é ótimo, inclusive, para dar aquela aromatizada no azeite. 

Tomilho: fácil de ser plantado, ajuda no bom funcionamento do sistema respiratório, combatendo  a tosse e a bronquite, além de melhorar infecções na boca e nos ouvidos. Pode ser usado como chá, tempero ou com seu óleo essencial. 

Lavanda: tem propriedades calmantes, o que contribui com o combate do estresse, da ansiedade e da insônia. Fora isso, conta com capacidade anti-inflamatória, ajudando a melhorar a pele com acne ou que está desidratada. A lavanda pode ser usada como óleo ou chá dos botões. 

Hortelã: utilizada para tratar problemas de garganta, a sua ingestão pode ser feita tanto em forma  de chá quanto dentro da canja, em sopas e outros pratos refogados.  

Alecrim: sua essência é boa para estimular o cérebro. Auxilia no tratamento de dores reumáticas e contusões, e no combate a problemas respiratórios. Ajuda a equilibrar a pressão e a reduzir o estresse. 

 

Tudo sobre: