Saiba como as plantas podem ajudar neste momento

Elas filtram os poluentes, removem os gases tóxicos e ainda trazem beleza

Por: Da Redação  -  22/06/20  -  20:43

As plantas podem ser poderosas aliadas durante este período de home office. De acordo com Daniel Alan Costa, professor de Fitoterapia na Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas – da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) –, naturopata e acupunturista, elas filtram os poluentes do ar, além de removerem gases que são tóxicos para a saúde e o bem-estar.  


“Há muitas espécies que são indicadas como um tratamento integrativo para aumentar a imunidade e combater problemas de saúde, como dores de cabeça, estresse, doenças no sistema digestivo e também nas vias respiratórias, como gripes, resfriados, bronquite e até mesmo pneumonia”, diz o naturopata.  


Juana Martinez, florista parceira da Flores Online, explica que outras ajudam no controle da ansiedade. “Elas estimulam a nossa criatividade e produtividade e podem até melhorar a qualidade do sono”. Ela destaca algumas opções a seguir:  


Lírio: a beleza e o perfume da flor estimulam a criatividade, além de ela trazer mais cor ao ambiente. A dica é pôr arranjos e vasos espalhados pelo local.  


Espada-de-são-jorge: planta versátil, combina com qualquer ambiente. Ela é conhecida por ser uma grande filtradora do ar, retirando substâncias tóxicas que causam irritações nos olhos, na boca, na garganta e dores de cabeça.  


Dracena: é capaz de absorver o dióxido de carbono dos ambientes, o que deixa o ar mais fresco e nos ajuda a ficar mais concentrados e produtivos. Também auxilia na umidade e filtra outras substâncias tóxicas, diminuindo a fadiga.  


Gérbera: assim como a dracena, absorve o dióxido de carbono e emite maiores taxas de oxigênio à noite, o que nos ajuda a dormir melhor. O ideal é que fique dentro do quarto, desde que o lugar seja arejado e tenha a incidência de sol.  


Gardênia: exala um aroma que possui um efeito sedativo, ótimo para o alívio da ansiedade e melhorar a qualidade do sono.  


MONTE UMA HORTA 


Outra forma de se aproximar da natureza é fazendo uma horta em casa. “O jardim pode conter plantas que são benéficas para a nossa saúde tanto física quanto psicológica”, afirma Daniel Alan Costa, listando algumas delas: 


Manjericão: além de ser rico em vitaminas, tem propriedades antibacterianas, antioxidantes, antiespasmódicas e digestivas. Também pode ser utilizado em saladas, massas, sopas e em outras receitas. Ele é ótimo, inclusive, para dar aquela aromatizada no azeite. 


Tomilho: fácil de ser plantado, ajuda no bom funcionamento do sistema respiratório, combatendo  a tosse e a bronquite, além de melhorar infecções na boca e nos ouvidos. Pode ser usado como chá, tempero ou com seu óleo essencial. 


Lavanda: tem propriedades calmantes, o que contribui com o combate do estresse, da ansiedade e da insônia. Fora isso, conta com capacidade anti-inflamatória, ajudando a melhorar a pele com acne ou que está desidratada. A lavanda pode ser usada como óleo ou chá dos botões. 


Hortelã: utilizada para tratar problemas de garganta, a sua ingestão pode ser feita tanto em forma  de chá quanto dentro da canja, em sopas e outros pratos refogados.  


Alecrim: sua essência é boa para estimular o cérebro. Auxilia no tratamento de dores reumáticas e contusões, e no combate a problemas respiratórios. Ajuda a equilibrar a pressão e a reduzir o estresse. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter