Quer perder peso? Conheça os alimentos termogênicos

Eles aceleram o metabolismo e são ótimos para a saúde, tire proveito deles na quarentena

Por: Thaís Lyra  -  05/05/20  -  21:45
Chás, gengibre, canela, pimenta e outros ingredientes dão uma mãozinha na dieta
Chás, gengibre, canela, pimenta e outros ingredientes dão uma mãozinha na dieta   Foto: adobe stock

Os alimentos termogênicos não podem faltar no dia a dia. Além de deliciosos, eles trazem uma série de benefícios para a saúde. O principal deles é ajudar a perder peso. E isso ocorre porque, durante o processo da digestão, eles liberam mais energia e calor. E em épocas de isolamento e com a chegada do frio, optar por esse tipo de comida pode ser uma atitude para lá de inteligente. 


A nutricionista Camila Simões explica que, sempre que a gente vai digerir um alimento, o corpo libera uma energia significativa poder fazer a digestão dele. “Os termogênicos são aqueles que, em comparação com os outros, consomem uma quantidade maior de energia, o que acaba auxiliando na perda de peso, porque faz com que o corpo gaste mais calorias”. 

E quais são eles? “Temos a pimenta, o gengibre, a canela, o café, o chá verde, o óleo de coco, hibisco, entre outros”. Segundo Camila, o consumo de alimentos termogênicos é extremamente benéfico para a saúde como um todo, pois, além de ajudar na perda de peso, acelera o metabolismo e contribui com outros processos do organismo.

“Eles são ricos em compostos bioativos, ou seja, são antioxidantes e combatem os radicais livres, melhoram o sistema imunológico, auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce e possuem também papel anti-inflamatório”.
 
Mais funções 
A nutricionista diz que a canela ainda ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. “O seu consumo é muito importante para quem é diabético ou pré-diabético”. Já o gengibre ajuda bastante a controlar os desconfortos gástricos, como gases, dor de estômago, refluxo e tudo mais. “Quando a gente se sente muito inchado, o consumo do gengibre contribui muito para eliminar esse sintoma. 
Ele possui fibras benéficas e é antimicrobiano, o que colabora para deixar o intestino mais saudável e, quanto mais isso ocorre, melhor para a imunidade”. 


Pimenta


Camila detalha também as propriedades da pimenta. “Ela tem capsaicina, que é uma substância relacionada com a melhora na taxa do metabolismo basal e a taxa de calorias gastas. Com propriedade antioxidante, auxilia muito na perda de peso e controla os níveis de açúcar no sangue”. 
Quanto ao chá verde, ele ajuda a regular o colesterol, e como o café, possui cafeína na composição, estando associado à perda de gordura, mais disposição e energia. 


Parte da rotina 
Incluir essas opções de alimentos na sua rotina é supersimples, garante a nutricionista Camila Simões. “Eles podem entrar em forma de especiaria, temperando as refeições, preparando os alimentos, colocando nas frutas...”. 


Algumas sugestões para inseri-los no dia a dia: 


- Quando for comer uma banana, salpique um pouco de canela. 


- Faça chá de gengibre: corte em rodelinhas e prepare em 200 ml de água. 


- O hibisco pode entrar na sua dieta em forma de chá – para consumir durante o dia, assim como o chá verde. 


Chás
Por falar em chás, você pode potencializá-los e fazer misturas. Por exemplo, chá de gengibre com canela, o verde com gengibre... 
“Mas precisa ter muita atenção, porque algumas pessoas possuem contraindicação. Por exemplo, os hipertensos e quem tem o transtorno de ansiedade devem controlar o consumo desses chás. O mesmo com relação ao café, que eleva um pouco a pressão sanguínea e deve ser evitado por hipertensos”. 
A nutróloga Vanessa Miramoto orienta consumir esse tipo de chá ao longo do dia, entre uma refeição e outra, principalmente aqueles à base de cafeína. “A cafeína, quando ingerida junto à refeição, pode atrapalhar na absorção de algumas substâncias, como o ferro”, explica a médica. 


Mais propriedades nutricionais dos termogênicos: 


Canela: tem vitaminas A e C, fósforo e magnésio. 


Gengibre: aliado na prevenção do câncer, além de melhorar o sono, auxilia no funcionamento 
do sistema digestivo, previne resfriados e tem propriedades analgésica e anti-inflamatória.


Chá verde: rico em antioxidantes, o que ajuda no combate aos radicais livres, reduzindo o envelhecimento e o colesterol.


Quarentena
 Durante o isolamento, acrescentar esses alimentos no cardápio pode trazer benefícios.


“Eles contribuem para que as pessoas ganhem  menos peso, porque muita gente acaba tendo crises de compulsão alimentar ou come pela ansiedade, pelo estresse; e esses alimentos ajudam no controle e no ganho de peso. Vale reforçar que os termogênicos contêm compostos bioativos que ajudam na prevenção da retenção de líquido. Porém, não adianta inserir esses alimentos no cotidiano sem ter um cardápio saudável e uma rotina de exercícios físicos”, frisa a nutricionista Camila Simões. 


Outro ponto positivo é que os termogênicos ajudam o organismo a combater agressões causadas pelos alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcar, por sua função anti-inflamatória. “São alimentos simples e baratos que a gente pode consumir de forma diária, trazendo muito mais sabor para as nossas refeições e que ainda são ótimos para nossa saúde e trazem mais disposição”, acrescenta Camila. 


Equilíbrio


Como tudo na vida, o consumo dos termogênicos deve ser equilibrado, alerta a nutricionista, ressaltando que o que é exagerado não é saudável. “Alguns desses alimentos devem ser evitados até pelas gestantes, como é o caso do chá de canela, que induz um pouquinho a contração. Principalmente nos primeiros três meses”. 


Por isso, é fundamental procurar orientação para avaliar exatamente o seu histórico. “Precisamos ver se o paciente tem alguma doença pré-existente. E, além disso, colocar esses alimentos de forma estratégica no plano alimentar para que ele se beneficie. Se eu quero diminuir a retenção de líquido, vou colocar num horário correto. Cada paciente tem a sua singularidade e isso deve ser levado em consideração”, finaliza Camila. 


Logo A Tribuna
Newsletter