Dia Mundial da Criatividade oferece atividades gratuitas e bolsas de estudo para profissionais

Ideia é ajudar as pessoas a desenvolver as habilidades necessárias para o futuro

Por: Stevens Standke  -  11/04/21  -  17:29
Algumas das atividades serão transmitidas diretamente da Baixada Santista
Algumas das atividades serão transmitidas diretamente da Baixada Santista   Foto: Foto Adobe Stock

Em tempos de pandemia, a inovação e a criatividade vão garantir não só a empregabilidade e a geração de renda como a sobrevivência de inúmeros negócios. De olho nisso, a organização da quarta edição do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day) montou a maior programação que o evento já teve: serão mais de 1.500 atividades gratuitas e 100% on-line entre os dias 21 e 22 de abril, que poderão ser conferidas pelo canal oficial no YouTube (World Creativity Channel) e pelo aplicativo Dia da Criatividade (WCD 2021), para Android e iOS.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Idealizado pelo psicólogo e empreendedor brasileiro Lucas Foster e considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o Dia Mundial da Criatividade procura oferecer conteúdos que proporcionem uma melhor capacitação profissional das pessoas, principalmente no que se refere a desenvolver as dez habilidades apontadas pelo Fórum Econômico Mundial como essenciais para o futuro.


São elas: criatividade, originalidade e iniciativa; liderança e influência social; resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; raciocínio, resolução de problemas e ideação; aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem; resolução de problemas complexos; pensamento analítico e inovação; uso, monitoramento e controle de tecnologia; pensamento crítico e análise; design e programação de tecnologia.


Além disso, o evento também foca em mais três habilidades: respeito à diversidade, gêneros e relações étnico-raciais; consciência ambiental, interdependência e regeneração; artes, técnicas e expressão artística.


Anote na agenda


Neste ano, o Dia Mundial da Criatividade envolve voluntários e profissionais de 18 países e 128 cidades. A programação será aberta por representante de um dos apoiadores do evento, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encerramento ficará por conta de show do cantor norte-americano Donavon Frankenreiter.


Estão entre os conteúdos que serão transmitidos diretamente da Baixada Santista: Por que somos mais criativos nos espaços intersticiais?; É chegada a era dos escudos: comunidades como potências da nova economia; Inclusão: uma nova lente para pensar inovação; Como usar o financiamento coletivo para viabilizar seu projeto criativo; A economia criativa como catalisadora de cidades; Da economia tradicional para a economia criativa; Indústria criativa e impacto positivo.


Bolsas à vista


Com o encerramento da programação, serão disponibilizadas para os participantes 112.695 bolsas de estudo de até 100%, em escolas parceiras do evento dentro e fora do Brasil. Os interessados devem usar o código que obtiveram como comprovante de participação para acessar as oportunidades de cursos livres na plataforma Creative Card.


Esquenta para o evento


Até 20 de abril, rola o Festival Criativista, uma espécie de esquenta para o Dia Mundial da Criatividade. Nele, Lucas Foster comandará lives diárias, sempre a partir das 11 horas, no canal do YouTube World Creativity Channel.


Logo A Tribuna
Newsletter