EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

8 de Agosto de 2020

Dario Costa ensina uma das suas receitas vencedoras

Anote os segredos do tempurá que fez Claude Troigross e Boninho pedirem a receita

O santista Dário Costa foi o grande vencedor da segunda temporada do Mestre do Sabor e levou o prêmio de R$ 250 mil que, segundo ele, ajudará a acertar as contas de seu restaurante Madê, reaberto recentemente, após fechamento somente com delivery devido à pandemia. "E se der, vou viajar, descansar. Quem sabe consigo ir pro Tahiti, meu sonho".

Em sua trajetória da competição conseguiu ter seus pratos eleitos quatro vezes o melhor da noite. Um deles foi esse tempurá de legumes com um molho romescu, que fez toda a diferença e que damos a receita aqui.

Ele me contou que até o diretor  Boninho, além de Claude Troigross pediram o segredo para o tempurá conservar a crocância. Então, aqui estão os segredos e a receita completa. Parabéns, Dario!
 
Na final, o chef santista, que mora em Guarujá, fez um menu intitulado 'Sinais', que foi impecável do começo ao fim, segundo os jurados, que não fizeram nenhuma crítica aos três pratos: crudo de vermelho com leite de castanha; anchova com molho de camarão e uma massa sablé com creme de limão. "Eu achava que nem passaria do primeiro dia. A ficha não caiu", disse.

Agora, o chef disse que irá se dedicar à abertura do seu novo restaurante, um fast food de frutos do mar, que ficará no recém-inaugurado Mercado de Peixes de Santos, na Ponta da Praia e se chamará Paru. Também irá dedicar-se ao Madê, seu atual restaurante, que voltou a abrir com as restrições da fase amarela do Governo do Estado.

"Minha equipe vai ganhar um passeio de lancha em Guarujá que eu tinha prometido se vencesse. Quero ver se consigo viajar um pouco também porque foi pesada toda essa fase de pandemia, Mestre do Sabor, novo restaurante, tudo junto", disse. 

Crocante e saboroso

Anote a receita:

Tempurá com inhame, chuchu e nabo

Ingredientes - molho romescu
200g de tomate
10g de alho
20g de pimentão vermelho
20ml de azeite
100g de cebola
1 folha de louro
tomilho a gosto
150g de castanha do Pará

Modo de Preparo
Asse todos os ingredientes, com exceção das castanhas, a 180 graus por 50 minutos ou até começar a queimar levemente os tomates.
Com a ajuda de um triturador, processe todos os ingredientes junto com as castanhas até obter um molho liso. Use um pouco de água para raspar a sujeirinha da assadeira que assou os ingredientes e incorpore no molho para obter uma textura mais líquida e cremosa. Tempere com sal e pimenta.

Ingredientes - nabo, inhame e chuchu em pastella
200g de farinha de trigo
200ml de cerveja artesanal
100g de nabo
100g de inhame
100g de chuchu

Modo de Preparo
Misture a farinha e a cerveja até obter um creme com textura de tempurá.
Corte o inhame em bastões e cozinhe rapidamente até amolecer.
Corte o chuchu e o talo do nabo basicamente no mesmo tamanho do inhame.
Tempere o inhame, chuchu e nabo com sal e pimenta. Com a ajuda de uma pinça, banhe na pastella, fazendo movimentos circulares para incorporar ar à massa e coloque rapidamente em uma frigideira com óleo a 180 graus. Frite até dourar.
Sirva com o molho romescu como um petisco

Tudo sobre: