EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

8 de Agosto de 2020

Cheesecake perfeita, anote a receita e os truques

Anote os truques e nunca mais erre no preparo da cheesecake que pode ter várias coberturas

Relatos históricos dão conta de que a torta cheesecake foi servida na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos em 776 a.C. 

Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus deuses para acalmá-los.Os franceses também gostavam de assar tortas de queijos e faziam receitas com requeijão e açúcar. E assim esse preparo foi se espalhando até chegar aos nossos cadernos de receitas.

Aqui, uma receita da clássica cheesecake, aquela assada, com base crocante e amanteigada e cobertura cremosa. Uma delícia para qualquer ocasião. 

Cheesecake perfeita, de frutas vermelhas
Ingredientes: Base:
2 xícaras (200 gramas) de biscoitos triturados (maizena, malte, aveia ou mel); 1/4 de xícara ( 50 gramas ) de açúcar; 1/2 xícara ( 114 gramas ) de manteiga sem sal, derretida.

Recheio: 900 gramas de cream cheese, em temperatura ambiente; 200 gramas de açúcar refinado; 3 colheres de sopa (35 gramas) de farinha de trigo; 5 ovos grandes em temperatura ambiente; 1/3 de xícara (80 ml) de creme de leite fresco; 1 colher de sopa de raspas de limão; 1 colher de chá de extrato de baunilha. Opcional: 1 xícara de mirtilos ou amoras ou framboesas

Cobertura: 200g de geleia de frutas vermelhas e 1/2 xícara de água quente

Preparo: Base: unte uma forma de fundo removível. Preaqueça o forno a 170 graus. Para a crosta, em uma tigela de tamanho médio, junte a farinha feita de biscoitos trituradas, o açúcar e a manteiga derretida. Pressione as migalhas uniformemente sobre o fundo e cerca de 2,5 cm dos lados da assadeira . Asse por cerca de 10 minutos. Cubra e reserve enquanto faz o recheio.

Para o recheio, em uma batedeira bata bem o cream cheese até ficar bem aveludado, baixe a velocidade da batedeira junte o açúcar e a farinha. Bata em velocidade média baixa até ficar apenas até ficar homogêneo, raspando a tigela quando necessário. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Raspe as laterais da tigela. Adicione o creme de leite , as raspas de limão , o extrato de baunilha e bata apenas até incorporar. Se for colocar frutas vermelhas, misture agora. 
Despeje o recheio sobre a crosta.

Forno: coloque a cheesecake no forno na prateleira do meio e na prateleira mais baixa coloque uma forma com água morna (para formar um banho-maria indireto). Leve ao forno por 15 minutos e depois abaixe a temperatura do forno 120ºC e continue a assar por cerca de mais 60-90 minutos ou até ficar firme e só o centro do cheesecake parece um pouco trémulo . Retire e coloque sobre uma grelha.  Retire do forno e cuidadosamente passe uma faca ou espátula em torno da borda para soltar o cheesecake. Deixe esfriar completamente antes de cobrir com filme plástico. Leve à geladeira, de preferência do dia para noite. Sirva com a cobertura preferida. Aqui sugerimos a de frutas vermelhas. 

 

Anote truques que vão te ajudar na receita

- Antes de começar, certifique-se de que todos os ingredientes estão em temperatura ambiente (principalmente o cream cheese). Na hora de servir, a mesma coisa. A melhor cheesecake é aquela em temperatura ambiente, portanto aguarde uns 20 minutos fora da geladeira para que todos os sabores se assentem.

- Para que a textura da massa e do recheio tenham contraste, é importante que você preasse a massa antes, cerca de 7 a 10 minutos, dependendo do forno, é o tempo ideal para dar uma leve crocância. Mas não se esqueça de esperar esfriar totalmente antes de colocar o recheio. 

- Adicione os ovos por último e antes de acrescentar cada um, experimente batê-los em separado até que a gema se dissolva totalmente. Isso vai ajudar a incorporar mais rápido e melhor com o resto dos ingredientes. Se você bater demais, a cheesecake vai crescer como um suflê no forno, e quando for tirá-la, ela vai afundar e quebrar.

- O ponto da cheesecake é quando as bordas estão firminhas e, ao chacoalhar levemente a forma, o centro dança como se fosse uma gelatina.

- Coloque-a para esfriar em um local que não esteja muito frio para não ter choque térmico. Só depois de fria, leve para a geladeira para gelar.

- Enquanto a cheesecake estiver assando, não abra o forno. 

- Você pode congelá-la, também. por até 2 meses no freezer. Para servir, basta deixá-la uma noite descongelando na geladeira e depois aguardar para que atinja a temperatura ambiente.

 

Tudo sobre: