Carne fria, carne louca; não importa o nome, é uma delícia

Coloque em potes com azeitonas e tomates secos e fica ainda melhor

Por:  -  28/02/20  -  13:33
Carne louca, uma delícia para comer com pão, fica ainda melhor com azeitonas e tomate seco
Carne louca, uma delícia para comer com pão, fica ainda melhor com azeitonas e tomate seco   Foto: Vanessa Rodrigues

Esse é o tipo de comida que deve ser preparada de véspera ou até antes, porque quanto mais curtida no molho melhor. Uma receita de carne fria para você anotar e ter sempre à mão para fazer em aniversários, reuniões de amigos, piqueniques e para um lanche em família.


Ela é fácil, prática para servir no fim de semana. Você pode até guardar já em potes na geladeira e levar para a casa de amigos ou para uma viagem. O importante é manter a carne refrigerada. 


RECEITA DE CARNE FRIA


Ingredientes: 1 kg de lagarto em peça; 3 cebolas; 2 dentes de alho; 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco; 3 xícaras (chá) de água quente; 2 folhas de louro; 1 colher (chá) de orégano seco; 2 colheres (sopa) de azeite; 1/2 colher (sopa) de sal; salsinha e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 
Para montagem: 50g de tomate seco; 100g de azeitonas verdes picadas e azeite a gosto.


Preparo: tire a carne da geladeira meia hora antes. Remova a gordura, tempere com sal e pimenta a gosto. Leve a panela de pressão, sem a tampa, ao fogo médio para aquecer. Coloque 2 colheres (sopa) de azeite, acrescente a carne e deixe dourar bem de todos os lados – vire a peça com uma pinça apenas quando estiver dourada, evite mexer em excesso para não perder os seus líquidos. Regue aos poucos com água quente, raspando os queimadinhos do fundo da panela – eles dão sabor ao caldo. Adicione água até cobrir metade da peça de carne. Junte o louro, o alho amassado, o vinagre e 1/2 colher (sopa) de sal. Misture bem, tampe a panela e aumente o fogo.


Quando começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos. Enquanto isso, fatie as cebolas em meia-lua. Transfira para uma tigela e tempere com orégano e pimenta a gosto. Reserve. Desligue o fogo, deixe sair a pressão da panela, leva a carne para uma tábua, embale bem justinho com filme e a armazene na geladeira por 1 hora – assim a peça mantém o formato enquanto esfria e facilita para cortar.


Regue a cebola com 3 xícaras (chá) do caldo da carne, ainda quente, que se formou na panela. Retire a peça da geladeira, desembale e fatie finamente. Disponha as fatias num refratário, cubra com a cebola curtida e regue com o caldo. Deixe a carne absorver os sabores do molho por 30 minutos. Misture salsinha.


Montagem: no pote, faça camadas de carne, cebola, azeitonas e tomate seco. Cubra com azeite e guarde na geladeira por, pelo menos, 1 hora antes de servir.
Dica: se gostar de carne bem avinagrada, use um pouco mais de vinagre na conserva


Logo A Tribuna
Newsletter