Boa Mesa: aprenda a preparar duas receitas portuguesas com bacalhau

Bacalhau ao Zé do Pipo e arroz de tomates e bacalhau podem inspirar sua ceia de Natal

Por: Fernanda Lopes  -  05/12/21  -  06:49
Bacalhau possui um sabor único
Bacalhau possui um sabor único   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Hoje, trago duas receitas clássicas portuguesas para inspirar a sua ceia de Natal. Uma utiliza o bacalhau em lascas, que pode ser, inclusive, aquele congelado. O preço das lascas é mais em conta do que o lombo, usado na segunda dica, que tem ele frito no azeite com cebolas caramelizadas e batatas portuguesas. Se preferir, acompanhe com arroz branco e batatas cozidas. Fica uma delícia também. Pela nossa influência portuguesa, nesta época do ano, em muitas mesas não podem faltar preparos com o peixe salgado, que possui um sabor único.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Bacalhau ao Zé do Pipo, do antigo último gole


Ingredientes: 2 lombos de bacalhau do tipo gadus morhua (do Porto) sem pele; 1/2 kg de batatas cortadas em rodelas finas e fritas até ficarem levemente douradas; 2 cebolas fatiadas em rodelas; 1 colher (chá) de colorau; 1 colher (chá) de açúcar; 1 pitada de sal; azeitonas a gosto e azeite o quanto baste.


Preparo: comece dessalgando o bacalhau. As postas altas demoram até 36 horas para serem dessalgadas. Troque a água a cada seis horas sempre deixando o bacalhau imerso em água dentro da geladeira. Depois de dessalgado, tempere com pimenta moída dos dois lados e passe na farinha de trigo, batendo para tirar o excesso. Esquente uma frigideira grande em fogo alto e coloque azeite. Frite as postas de bacalhau dos dois lados até dourar. Retire. Ponha mais azeite e refogue as cebolas com o colorau, uma colher de chá de açúcar e uma pitada de sal. Depois de douradas, adicione as azeitonas. Arrume numa travessa as postas com as batatas e cubra com o molho e sirva com as batatas temperadas com sal.


Arroz de tomates e bacalhau à malandrinho


Ingredientes: 350g de bacalhau dessalgado em lascas; 2 xícaras de arroz; 1 xícara de vinho branco seco; 1 lata de tomate pelado picadinho; 4 xícaras (chá) da água de cozimento do bacalhau; 2 folhas de louro; 1 ramo de alecrim; 1 cebola picada; 4 dentes de alho; 50 ml de azeite; 1/2 colher (sopa) de sal; salsinha picada a gosto; 12 azeitonas pretas picadas.


Preparo: coloque o bacalhau para cozinhar na água com o louro e o alecrim. Quando ferver, retire o pescado e reserve. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o arroz e o sal e mexa. Junte o vinho branco e refogue. Adicione a água em que o bacalhau foi cozido e o tomate pelado picado. Abaixe o fogo e deixe semitampado. Espere cozinhar por 15 minutos ou até o arroz ficar cozido. Acrescente o bacalhau cozido, as azeitonas, a salsinha e deixe descansar por 5 minutos. Sirva em seguida. Se quiser, enfeite com tomatinhos e pimenta dedo-de-moça fatiada.


Logo A Tribuna
Newsletter