EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

3 de Abril de 2020

Atenção ao sono

A fisioterapeuta e consultora da Duoflex, Andréia Barbosa Di Roberto, explica que a qualidade do sono afeta o funcionamento do corpo de diversas formas

A fisioterapeuta e consultora da Duoflex, Andréia Barbosa Di Roberto, explica que a qualidade do sono afeta o funcionamento do corpo de diversas formas. “Quando a pessoa não dorme ou não o faz de uma maneira adequada, o organismo libera hormônios como cortisol e adrenalina, respostas a situações de estresse; a pressão sanguínea aumenta e o metabolismo se desregula, afetando até mesmo o apetite, o que pode ocasionar ganho de peso”.

Ainda segundo Andréia, a qualidade do sono não depende só das horas dormidas. “Aposição correta ao deitar, adotar hábitos saudáveis durante o dia, utilizar travesseiro e colchão adequados ao biótipo da pessoa são cuidados fundamentais para descansar profundamente e, assim, manter a saúde”. Durante o sono, perde-se o controle da musculatura da cabeça; para evitar problemas mais sérios na coluna, deve haver preocupação coma postura. “O ideal é manter a coluna cervical sempre alinhada ao tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos”. Além disso, ao levantar, fazer alongamentos que relaxe mais partes  tensionadas pode ajudar a evitar problemas e dores corporais.

Para fugir da folia 

Feira de orquídeas
Quem quiser tranquilidade neste domingo de Carnaval pode conferir a primeira Feira de Orquídeas do ano, no Orquidário Municipal de Santos. O evento acontece hoje, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita, pelo lado esquerdo do parque. A flor do mês é a Grammatotophillum scriptum green. Essa espécie de orquídea é nativa da Ilha de Madagascar e possui hastes que chegam a ter cem flores. Os visitantes também poderão se consultar no “Hospital de Orquídeas”, indicado para pessoas que querem tirar dúvidas ou tratar de qualquer planta. Quem quiser ainda pode levar a flor ao Orquidário, que receberá orientações de como cuidar dela. Na feira haverá venda de mudas e plantas, vasos e cachepôs (de cestaria ou madeira), substratos, adubos orgânicos e químicos, enraizadores e outros.

Os eventos são uma parceria da Associação dos Orquidófilos de Santos com o Orquidário. O endereço é Praça Washington, s/no , José Menino, Santos. 


Ácaros 

Cama e sofá: o salvos 
Depois da cama, o sofá é o segundo lugar preferido dos ácaros, de acordo com uma tese elaborada pela bióloga Raquel Binottie o médico Celso Henrique de Oliveira, ambos da Unicamp. Apesar de serem organismos extremamente pequenos, são responsáveis por causar diversas doenças alérgicas, como rinite, asma alérgica e dermatite atópica. 

Por se alimentarem de escamas de pele humana e de animais, eles costumam habitar camas, sofás,tapetes e cortinas. Fora isso, ácaros mortos e seus excrementos dispersam-se empoeira fina, o que também pode resultarem quadros alérgicos, que se agravam ainda mais em épocas de chuva ou com alterações no clima. É praticamente impossível eliminar completamente os ácaros de casa, mashá algumas medidas de controle que podem evitar a sua proliferação. A principal é retirara poeira de colchões, sofás e tapetes ou carpetes.

É recomendado a troca da roupa de cama semanalmente também e higienizar o colchão,o sofá e os travesseiros toda semana com um aspirador. Além da aspiração semanal, indica-se ainda a higienização profunda a cada seis meses.Alguns tecidos precisam de lavagem a seco, pois, durante uma lavagem normal, podem não secar.

O que fazer na chuva

Como verão mais chuvoso, é comum o motorista se deparar com alagamentos. O engenheiro mecânico Denis Marum elaborou um e-book com as principais informações de como se portar em áreas alagadas. O primeiro passo é manter a calma. Caso esteja com o carro parado, ligue para alguém, avise sobre a situação e informe detalhes e precisão do local em que você está. Se as condições de tráfego permitirem, siga as orientações:não deixe de acelerar o carro durante toda a travessia. Passe em primeira marcha e devagar (porque a aceleração do carro bloqueia a entrada de água pelo escapamento). Evite a marola para que a água não alcance o filtro de ar. Para isso, verifique a passagem de caminhões e carros ao seu lado ou em sentido contrário. Se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. Peça ajuda e retire-o do local onde está parado.Para evitar problemas na chuva, esteja sempre com as palhetas do para-brisa em dia e coloque desengordurante na água do esguicho.Os pneus não podem estar carecas e o sistema de freios deve estar revisado. Não esqueça de checar as borrachas da porta, importantes para vedar a entrada de água em enchentes. Abateria tem de estar em bom estado e bem carregada.

Boas dicas 

Olhos protegidos
Carnaval sem glitter? Claro que não! O brilho pode e deve ser usado,mas requer alguns cuidados com os olhos. O oftalmologista AndréBorba dá dicas de como protegê-los

Glitter

Na hora de aplicar na região dos olhos, mantenha-os bem fechados e espere alguns minutos para abrir. Se mesmo assim cair algum pó, por ser áspero pode arranhar a córnea. “O ideal é não coçar e lavar imediatamente com água corrente e soro fisiológico. Se ainda assim os olhos permanecerem irritados, procure um médico”.

Lentes de contato

Cuidado com a higienização pós-uso. “Fique atento à procedência das lentes e, principalmente, não as compartilhe com outra pessoa”, explica. E não durma com as lentes nunca – nem com as de grau. 

Maquiagem

É comum na hora de remover o make com lenço demaquilante ficarem resquícios nas pálpebras. Esses restos podem obstruir as glândulas da região. “Há possibilidade de causarem inflamação da borda palpebral, a blefarite. Os sintomas são vermelhidão, irritação da pele e coceira ao redor dos olhos”. A orientação é usar xampu para bebê (antilágrimas).



 

Tudo sobre: