Alimentos fortalecem os ossos

Vegetais verdes, soja e tomate são fonte de cálcio

Quando se pensa em alimentos que ajudam no fortalecimento dos ossos, os derivados do leite são os primeiros que vêm à mente. Porém, existem outros que são ótimas fontes de cálcio e nutrientes, auxiliando na prevenção de doenças como a osteoporose. Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose, a doença afeta uma em cada três mulheres com mais de 50 anos, enquanto nos homens a proporção é de um a cada cinco. O problema progride gradativamente e, raramente, apresenta sintomas antes que aconteça algo com mais gravidade, como uma fratura. A nutricionista da Superbom, Jessica Santos, selecionou cinco alimentos que não podem ficar de fora dessa dieta:  

Sojaalimentos à base de soja atuam no enrijecimento da ossatura. “É rica em isoflavona, substância semelhante ao hormônio feminino estrógeno, atuando na absorção dos minerais e, consequentemente, diminuindo a eliminação de cálcio na urina”. 

Tomateé rico em minerais como ferro, magnésio, fósforo e potássio, componentes ligados à formação dos ossos. Além de possuir vitamina A, que age na prevenção do câncer. 

Vegetais verdes: a ingestão de brócolis, couve-flor e espinafre ajudam a aumentar a densidade óssea em até 3%, devido ao fato desses alimentos serem ricos em cálcio e vitamina D. 

Amêndoas: essa semente oleaginosa é uma ótima fonte de cálcio e magnésio. Em 26 gramas de amêndoa, se encontra 60mg de cálcio, além de ser altamente nutritiva.  

Óleos: das sementes de canola, linhaça e gergelim são ricos em ômega-3, que agem no aumento da absorção de cálcio pelo organismo. 

Tudo sobre: