Alimentação deve ser reforçada para doar sangue

Antes e depois do procedimento, preste atenção no que ingere

Por: Da Redação  -  13/07/20  -  00:54

Antes de doar sangue, é preciso reforçar a alimentação e tomar alguns cuidados para evitar qualquer desconforto. A nutricionista Adriana Stavro explica que, um dia antes, deve-se consumir alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola e abacaxi). “Coma também fontes de ferro, como frango, peru, ovos, peixe e carne, além de, pelo menos, duas porções de verduras e legumes e três porções de frutas. Durma, no mínimo, oito horas, beba água e evite alimentos gordurosos, como hambúrgueres e batatas fritas, e não tome bebidas alcoólicas 48 horas antes do procedimento. Se for doar plaquetas, não use aspirina e não faça atividade física extenuante”.


Já no dia, tome café da manhã ou almoce (dependendo do horário marcado) antes do procedimento.  “Não fique com o estômago vazio. As pessoas geralmente se sentem fracas depois de doar. Por isso, alimente-se. Você deve continuar bebendo líquidos após a doação e caprichar em uma dieta saudável”.


Segundo a nutricionista, nos dias seguintes, é importante substituir as células sanguíneas. “O seu corpo precisa de ácido fólico e riboflavina para produzir novos glóbulos vermelhos. Portanto, capriche no consumo de espinafre, couve, brócolis, aspargo, nozes, sementes, grão-de-bico, lentilha e abacate, além de fígado, cogumelos, leite e derivados, carnes de aves e ovos”. 


Logo A Tribuna
Newsletter