EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

16 de Novembro de 2019

Encontro Porto & Mar debate tecnologia em setor portuário

Executivo apresentará equipamento capaz de integrar mundo físico com digital

As novas tecnologias voltadas ao setor portuário estarão em pauta no 2º Encontro Porto & Mar – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, que será realizado nesta quinta-feira (24), no auditório do Grupo Tribuna, no Centro de Santos. No evento, exclusivo para convidados, serão abordados casos reais de inovação tecnológica no Brasil e no mundo. 

O executivo de Watson IoT da IBM na América Latina, Carlos Tunes, será o responsável por apresentar as novas tecnologias. Elas permitem a conexão do mundo físico com o digital e a integração de dados não estruturados, que auxiliam na tomada de decisão no setor portuário. 

Com Watson IoT é possível transportar e rastrear mercadorias através das fronteiras internacionais de forma digital. A ferramenta beneficia fabricantes, companhias de navegação, agentes de carga, operadores de portos e terminais, transportadores e autoridades alfandegárias e, por fim, os consumidores. 

Ela já é utilizada mundo afora. Segundo o executivo, o exemplo mais relevante é o do Porto de Roterdã, nos Países Baixos. Lá, a autoridade portuária e a armadora Maersk implantaram, junto com a IBM, uma cadeia de blockchain marítimo, a TradeLens. 

Tudo sobre: