Maior onda de calor do ano será neste final de semana no litoral de SP, alerta Defesa Civil

A região pode atingir máximas de 36ºC entre sábado (11) e segunda-feira (13)

Por: ATribuna.com.br  -  10/11/23  -  11:05
O Instituto Climatempo divulgou que essa pode ser a maior onda de calor do ano
O Instituto Climatempo divulgou que essa pode ser a maior onda de calor do ano   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar (URA) para a Baixada Santista. Por conta disso, a região pode atingir máximas de 36ºC entre sábado (11) e segunda-feira (13). O Instituto Climatempo divulgou que essa pode ser a maior onda de calor do ano e estima que vários dias tenham temperaturas, pelo menos, 5°C acima do normal para novembro.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


De acordo com a Defesa Civil, o período do alerta será marcado pela chegada de uma massa de ar quente que elevará, gradativamente, as temperaturas. Esse modelo climatológico causará momentos de calor intenso. A umidade relativa do ar pode chegar a 60% à tarde na Baixada Santista.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta laranja, de perigo, para a onda de calor. Ele termina no fim de terça-feira (14). O aviso descreve que pode haver risco à saúde, pois a temperatura chegará a 5ºC acima da média no período de três a cinco dias.


Resto do País

Áreas de cinco estados do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil vão enfrentar uma onda de calor. A informação é do Inmet, que, nesta quarta-feira, 8, emitiu alerta de nível amarelo para São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Esse aviso é dado sempre que a previsão indicar que a temperatura deve ficar 5°C acima da média no período de, pelo menos, dois dias consecutivos.


Em São Paulo, a Capital está em estado de atenção para altas temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o ar quente e seco mantém o tempo estável.


Nesta sexta-feira (10), a mínima será de 20°C e a máxima de 28°C, e não há expectativa de chuva.


Segundo a previsão, o forte calor deve continuar ao longo da próxima semana, mas a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. O Inmet segue monitorando a situação. A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.


Logo A Tribuna
Newsletter