Conquistar a mente é também estar no coração do consumidor da Baixada Santista

Para os profissionais ouvidos por A Tribuna, ser Top of Mind é possível, mas requer um esforço coletivo

Por: Anderson Firmino  -  05/12/22  -  09:02
As marcas mais lembradas na opinião dos consumidores da Baixada Santista foram conhecidas neste domingo
As marcas mais lembradas na opinião dos consumidores da Baixada Santista foram conhecidas neste domingo   Foto: Alexsander Ferraz / AT

Ser a marca mais lembrada pelos consumidores é um desafio que deve fazer parte do cotidiano das empresas. Mas o caminho até a “moradia definitiva” na mente do púbico é árduo, repleto de desafios. Mas quando a conquista acontece, é recompensador. Para os profissionais ouvidos por A Tribuna, ser Top of Mind é possível, mas requer um esforço coletivo das empresas e sintonia plena com os clientes.


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“Com a enorme quantidade de informações que recebemos hoje em dia, ser lembrado pelo consumidor e ter o título de Top of Mind é algo muito valioso. Ainda mais numa era em que as pessoas estão cada vez mais exigentes e impacientes em relação às experiências de marcas. De acordo com pesquisa do aplicativo de suporte ao cliente Zendesk, um deslize na experiência é o suficiente para os clientes optarem pela concorrência; 60% dos entrevistados afirmam que procuram marcas concorrentes quando ficam insatisfeitos com a atual, enquanto 61% esperam um atendimento mais elevado por parte das empresas. Isso, por si só, demonstra a importância desse reconhecimento”, aponta o presidente do conselho do McCann Worldgroup, para as agências WMcCann, Craft Brasil e Aldeiah, Hugo Rodrigues, que é nascido em Santos.


Conexão

Com a experiência de quem é vencedor de 19 Leões em Cannes, e três Prêmios Caboré (2014, 2016 e 2017), ele avalia entende que o consumidor se conecta com as marcas mais do que nunca, mas também se desconecta facilmente.


“O trabalho feito para que uma marca ganhe a preferência, o coração e a mente do consumidor é grande, traz resultados, claro, mas com tantas conexões que temos hoje em dia, é cada vez mais vulnerável”.


Para ele, a importância de se fazer presente de maneira efetiva, compreendendo quem é aquele consumidor, o que ele está buscando naquele exato momento, é enorme.


“Hoje, os consumidores prestam atenção aos movimentos das marcas: seja nos melhores preços, condições de pagamentos e produtos oferecidos, como também na maneira como elas se posicionam em relação a temas ESG”.


Rodrigues lembra que, de acordo com o estudo da McCann, The Truth About a Well World, 74% dos brasileiros entrevistados se dizem dispostos a pagar mais por um produto que apoie as causas que ele acredita.


A força das redes sociais

Diretor de Criação da Agência Publicis, que tem no seu portfólio clientes como Honda, P&G e TikTok, Luís Figueiredo ressalta a importância das redes sociais nesse trabalho de sintonia fina entre as marcas e os clientes.


“Hoje em dia, a gente tem centenas de plataformas em que essa marca pode estar presente. Ter uma proximidade maior com o consumidor. Dá para sentir, em tempo real, se você está tocando o consumidor, se seu produto está indo bem com ele. Precisa ter um time que saiba fazer esse tipo de interação, para que haja um diálogo sempre aberto e que consiga ser respondido de igual para igual, num tempo rápido”.


O publicitário acredita que a receita para uma marca ser Top of Mind passa por algumas caminhos. “Um deles é olhar para a própria empresa, e entender qual seu diferencial. Em seguida, trabalhar nele, de acordo com os valores que sua marca acredita. Além disso, ter certeza que eles estão em linha com os que seu consumidor leva em consideração”.


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