Viabilização do túnel Santos-Guarujá visa fortalecer relação Porto-cidade

Relação entre autoridade portuária com os municípios próximos foi debatido no terceiro painel do Seminário Porto & Mar 2020

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/12/20  -  20:03
Atualizado em 01/12/20 - 20:20
Viabilização do túnel Santos-Guarujá visa fortalecer relação Porto-cidade
Viabilização do túnel Santos-Guarujá visa fortalecer relação Porto-cidade   Foto: Matheus Tagé/AT

A viabilização do túnel entre Santos e Guarujá deve fortalecer a relação Porto-cidade, segundo as autoridades que participaram do terceiro painel Seminário A Tribuna Porto & Mar 2020, para o desenvolvimento do Porto de Santos.


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O primeiro painel do período da tarde, com o tema '2021-2024: a relação Porto-Cidade', contou com a participação de Fernando Biral, Diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Matheus Dolecki, representante do Porto de Antuérpia (Bélgica) no Brasil, Jairo de Almeida Lima Neto, secretário de desenvolvimento econômico e portuário de Guarujá e Ivan Silva, vice-prefeito de Cubatão.


O seminário marca o primeiro evento oficial do Santos Convention Center, na Ponta da Praia, inaugurado no mês de outubro.


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O presidente da autoridade portuária, Fernando Biral, afirmou que a viabilização da ligação seca, que está inclusa no plano de desestatização do complexo portuário, através do túnel que liga as cidades de Santos e Guarujá é o projeto favorável da SPA, e isso fortalecerá as relações entre o Porto e ambas as cidades.


"Vamos a questão do túnel muito atrativa. Podemos ter a integração com o VLT, possibilidade de ciclovias, espaço para pedestres, caminhões, ônibus, demais veículos pesados poderiam se beneficiar", afirmou.


Segundo Biral, a viabilização do túnel permitirá a realização de um grande desejo da autoridade portuária: que o Porto de Santos receba navios cada vez maiores. "Vemos isso como algo essencial. Hoje, o Porto de Santos recebe navios de 340 metros, ideia é passar para 366 metros. A indústria trabalha com embarcações de 400 metros, são números que representam o futuro da indústria, e Santos não pode ficar para trás".


"Esses navios exigem parada de movimentação no canal do Porto. O resultado do aumento do tráfego vai fazer com que tenhamos que ter paralisações na travessia de balsas entre Santos e Guarujá, o que será inconveniente. Então, é um projeto que se faz necessário", finalizou.


A posição sobre o túnel foi reforçada pelo secretário de desenvolvimento portuário de Guarujá, Jairo Almeida de Lima Neto.


"Guarujá defende o túnel, vai permitir essa ligação com Santos mais próxima. Vamos permitir a questão do VLT, Vicente de Carvalho tem um comércio super dinâmico que ficará mais próximo com Santos. Se fizer a ligação entre a perimetral de Guaruá com Santos, o fluxo de caminhões será segregado, sem nenhuma interferência, além claro de ciclistas e pedestres que serão beneficiados. É um projeto muito importante e contará com todo apoio da Prefeitura de Guarujá.


Lado internacional


Matheus Delocki, representante do Porto de Antuérpia (Bélgica) no Brasil, participou do painel de debates via remoto. Ele destacou toda a importância que há entre o complexo portuário belga com a prefeitura, que lá ocorre há muito tempo e bastante benéfico. Apesar da autoridade local ser pública e não ver o lucro como objetivo final, o trabalho persiste para manter o Porto atrativo para possíveis investidores.


"A prefeitura é a única acionista do Porto de Antuérpia, que é proprietária e gestora de toda área portuária. É uma relação que teve início em 1819 e, ao longo dos anos, precisou se modernizar e se adequar ao mercado. O modelo de governança evoluiu, deixou de ser um departamento da municipalidade, deixando questões políticas de lado. Apesar de ser uma autoridade portuária pública, ela atua como privada. Controlamos custos, os impactos socioeconômicos na tomada de decisões. Ela não visa o lucro como objetivo final, mantemos nossas finanças saudáveis para manter o Porto atrativo para futuros investidores".


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