Debater os desdobramentos da chamada BR do Mar, sancionada em 2022 e que trata do incentivo à navegação de cabotagem (realizada entre portos do País), bem como os desafios e limitações para alavancar o setor. Esse é o objetivo do 1º Encontro Porto & Mar 2024, marcado para a próxima quarta-feira, no auditório da Receita Federal, em Santos (Avenida Bernardino de Campos, 17).
O evento, a partir das 14 horas, terá duas palestras. A primeira, com o tema O Brasil, a Descarbonização e as Portas para a Transição Global, será feita pela diretora-executiva do Instituto E+ Transição Energética, Rosana Santos. Já a outra, Cabotagem - O que o Governo Espera do Mercado?, ficará a cargo do novo secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes Dias Batista.
Na sequência, serão realizados dois painéis: o primeiro, O Futuro da Navegação no Brasil, contará autoridades e empresários do setor.
“Estamos no terceiro navio entrando agora no regime de BR do Mar. Temos aproveitado para fazer o que é justamente o intuito da lei, que a capacidade dos armadores brasileiros ou de novos entrantes realmente cresça. Acho que o objetivo principal foi atingido nesse sentido”, afirma o vice-presidente da Log-in Logística Intermodal, Marcos Voloch, que participará do painel.
Para ele, ainda existe muita burocracia para o segmento. “Tem alguns pontos da BR do Mar que precisam ser vistos, como a questão do navio com tripulação internacional. Isso ainda não foi regulamentado e, por isso, permanece um ponto de interrogação”.
Já o diretor da Costa Brasil, Marcio Salmi, crê que a cabotagem brasileira tem muito a crescer quando analisada sua baixa representatividade na matriz de transporte por contêiner, de apenas 1%.
“A BR do Mar visa estimular sua expansão através de um conjunto de medidas. A principal é a facilidade na ampliação da frota de navios. Já temos resultados nesse sentido, com o acréscimo de capacidade por parte dos armadores brasileiros existentes, bem como a chegada de um novo player. O Encontro Porto & Mar será importante para trazer o debate com interlocutores do setor”, aponta.
Colunistas
No segundo painel do evento, acontecerá o Debate com Especialistas - Perguntas e Respostas, com a participação de colunistas do segmento portuário do Jornal A Tribuna, que também debaterão aspectos da cabotagem.
“A matriz modal nacional continua, há 20 anos, com 60% predominantemente rodoviário, sendo que o Brasil não avançou nesse período na malha rodoviária, permanecendo na faixa dos 12,4% de estradas pavimentadas. Isso se traduz num enorme custo e ineficiência logística que pode ser transformada com o incremento do modal aquaviário, onde a BR do Mar incentiva e facilita o acesso”, avalia o executivo do mercado portuário, mentor e consultor Roberto Teller.
Já o economista Roberto Paveck, especializado no setor, acredita que a nomeação de um secretário de Hidrovias pelo Governo Federal reflete o reconhecimento da importância estratégica das hidrovias e da cabotagem para o desenvolvimento econômico e logístico do País.
“Essa iniciativa pode facilitar a criação políticas e medidas direcionadas para melhorar a infraestrutura hidroviária, bem como simplificar regulamentações e estimular investimentos no setor. Espera-se, ainda, que a secretaria seja um importante canal para receber demandas e propostas do setor, facilitando o diálogo entre o governo e os atores envolvidos na cabotagem e nas hidrovias”, reforça.
“Fizemos o Summit Direito Marítimo com a participação de cinco autoridades da Alfândega de Santos, reforçando essa relação institucional do Grupo
Já o diretor Comercial do Grupo
“Para nós, foi uma surpresa muito positiva receber esse convite, que aceitamos prontamente. Também nos oferece a possibilidade de ter um público ainda maior, o que nos permite ampliar o número de convidados”, explica.
“O transporte doméstico pode impulsionar não só a indústria nacional, mas também fomentar o desenvolvimento do País, com uma nova matriz de transporte”, diz ele.
Demetrio Amono vai na
“Isso é fruto do que a gente vem construindo nos últimos anos, da nossa preocupação em trabalhar, cada vez mais, uma agenda técnica, que seja relevante para nossos parceiros e apoiadores”.
Confira a programação
14h15 –
14h50 - Apresentação oficial da Agenda Porto & Mar Missão Coreia do Sul
15 horas – Palestra 1 – O Brasil, a Descarbonização e as Portas para a Transição Global
Rosana Santos (diretora-executiva do Instituto E+ Transição Energética
15h20 – Palestra 2 – A Cabotagem – O que o Governo Espera do Mercado?
Dino Batista (secretário nacional de Hidrovias e Navegação)
15h40 Coffee Break
17h30 – Debate com Especialistas – Perguntas e Respostas
Luis Claudio Montenegro (consultor)
Thiago Miller (advogado – RMM Advocacia)
Roberto Teller (consultor)
Eliane Octaviano (diretora da MLaw Academy)
Roberto Paveck (economista)
Ricardo Pupo (diretor da T2S)
Marcos Ferraz (presidente da Clia Brasil)
Mario Povia (presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura, IBI)