1º Fórum de Odontologia e Saúde Bucal reuniu especialistas em Santos

Com apoio do Crosp, evento foi realizado no auditório do Grupo Tribuna

Por: ATribuna.com.br  -  06/08/23  -  09:43
O 1º Fórum de Odontologia e Saúde Bucal, realizado nesta segunda-feira (31), reuniu especialistas e autoridades do segmento no auditório do Grupo Tribuna, debatendo o tema em três painéis
O 1º Fórum de Odontologia e Saúde Bucal, realizado nesta segunda-feira (31), reuniu especialistas e autoridades do segmento no auditório do Grupo Tribuna, debatendo o tema em três painéis   Foto: Sílvio Luiz/AT

Câncer bucal, a presença obrigatória de um cirurgião-dentista nos hospitais e as últimas novidades da política do Governo Federal para o setor foram alguns dos assuntos discutidos no 1º Fórum de Odontologia e Saúde Bucal realizado na última segunda-feira (31), no auditório do Grupo Tribuna, em Santos.


O evento contou com as participações da coordenadora-geral de Saúde Bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, do presidente da Câmara Técnica de Estomatologia do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), Fábio Alves, do membro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Crosp, Sidney Rafael Neves, da presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Crosp, Denise Abranches, do presidente do CFO (Conselho Federal de Odontologia), Juliano do Vale, da dentista do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Santos, Sandra Mara de Oliveira Gonçalves, e do Presidente do Crosp, Braz Antunes Mattos Neto. O fórum foi dividido em três painéis mediados pela gerente de Projetos do Grupo Tribuna, a jornalista Arminda Augusto.


Pesquisa inédita
Os trabalhos foram abertos com a apresentação da pesquisa feita pelo IPAT (Instituto de Pesquisas A Tribuna). O responsável pela metodologia do instituto, Alcindo Gonçalves, apresentou os dados da pesquisa feita em junho em cinco dos nove municípios da região (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Cubatão), envolvendo 1.206 entrevistados.


“A pesquisa é uma fotografia. Não pretendemos trazer soluções, mas ela é uma ferramenta importante de análise e de diagnóstico de situações”, disse. “Queremos que o resultado que a gente está apresentando aqui possa ser estendido para as regiões metropolitanas brasileiras”. A pesquisa completa está disponível neste link.


Outros dados
O fórum de segunda-feira também tratou do acesso da população aos serviços públicos de Odontologia. A coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde enfatizou que a prioridade do atual governo é levar o serviço aos municípios e comunidades onde não há qualquer profissional disponível.


Logo A Tribuna
Newsletter