Tribuna Santos Open Beach Tennis começa com ação ecológica de limpeza de praia

Além de partidas na Praia do Gonzaga, o recolhimento de lixo reuniu voluntários

Por: ATribuna.com.br  -  29/04/23  -  13:06
Atualizado em 29/04/23 - 17:55
Ação ocorreu neste sábado (29), em Santos
Ação ocorreu neste sábado (29), em Santos   Foto: Sílvio Luiz/ AT

Com um olhar voltado à natureza e ao meio ambiente, começou neste sábado (29) o Tribuna Santos Open Beach Tennis. Além de partidas em 20 quadras na Praia do Gonzaga, em Santos, em diversas categorias, uma outra atividade reuniu voluntários na orla santista: o recolhimento de lixo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A ação, que está na 159ª edição, foi realizada pelo Instituto Ecofaxina, organização sem fins lucrativos em atividade desde 2008 em Santos cujo objetivo é combater a poluição marinha. Desde sua fundação, quase 70 toneladas já foram recolhidas dos ecossistemas aquáticos.


O diretor-presidente do Instituto Ecofaxina, William Rodrigues, explica que o foco da ação no evento é coletar microlixo, formado por pequenos pedaços de plástico, além de bitucas de cigarro.


"Vamos tentar coletar o máximo possível e no final da ação vamos fazer a quantificação e separar por tipo de material. A gente fica chateado de ver tantos resíduos aqui na praia, chateia quem preza pela vida marinha".


O Instituto Ecofaxina organiza ações voluntárias para a limpeza de áreas naturais, conscientizando a população sobre as fontes geradoras de poluição marinha.


Em quadra
O Tribuna Santos Open Beach Tennis recebeu a inscrição de 400 competidores, que se dividiram em 23 categorias de duplas, divididas entre profissionais, amadores, masculina, feminina e mistas, além de masters e infantil.


O organizador do evento, Caio Costa, reforça a importância do evento e da ação de limpeza na praia nesta manhã. "Tem total ligação com o nosso evento: beach tennis, na praia, e o que a gente mais quer é que a praia esteja sempre limpinha, é importante para o planeta como um todo".


Sobre a disputa esportiva, Costa relembra que esta edição teve recorde de participantes: 400 atletas inscritos. "Torneios internacionais têm essa quantidade de atletas e estamos bem contentes com isso".


A empresária Milena Amaral, de 51 anos, pratica o beach tennis há um ano e compete no Tribuna Santos Open Beach Tennis pela primeira vez.


"Essê mês vai fazer um ano que estou praticando todos os dias. Mudou minha vida. Muitas pessoas trabalham o beach tennis pela parte do preparo físico. Pra mim já é um outro tipo de preparo, o psicológico, porque você trabalha muito a ansiedade".


Sua dupla, a atleta Fernanda Gadanha, de 21 anos, está no terceiro campeonato da modalidade que ela começou a praticar em janeiro. "Eu já pratico outros esportes e comecei a jogar beach tennis na brincadeira. É um esporte muito bom, muito dinâmico. Gostei muito, me apaixonei e viciei".


Logo A Tribuna
Newsletter