Conscientizar, o objetivo de projeto Atitude Verde de Santos

Objetivo é que estudantes observem a comunidade onde vivem

Por: Guilherme Marcondes, colaborador  -  17/06/23  -  08:22
Camila cita alunos como “multiplicadores”, enquanto Lourenço adverte contra descarte irregular de lixo
Camila cita alunos como “multiplicadores”, enquanto Lourenço adverte contra descarte irregular de lixo   Foto: Sílvio Luiz/AT

Conscientizar é a palavra de ordem na 20ª edição do prêmio Atitude Verde. A iniciativa é do Grupo Tribuna. A competição, entre instituições de ensino públicas e privadas, se baseia numa campanha de desenvolvimento de projetos ligados a sustentabilidade e meio ambiente.


O lançamento desta edição foi na sede do Grupo Tribuna, no Paquetá, e contou com a participação de ambientalistas, diretores e coordenadores de escolas.


O engenheiro ambiental André Thomé Coelho Lourenço resaltou que está mais do que na hora de todos se conscientizarem quanto à questão do lixo. “É preciso pensar nas próximas gerações, que serão as mais afetadas.”


Vivem em submoradias 160 mil pessoas em Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão. “O resíduo descartado irregularmente vai parar nos manguezais e, consequentemente, impacta na fauna — passáros e peixes”, destacou.


A engenheira química Camila Alvarenga disse acreditar que “um dos caminhos para essa conscienti-zação são os estudantes, que se tornam agentes multiplicadores”.


Ânimo
Entusiasmadas em participar do prêmio, Verediana Figueiredo, diretora, e Amanda Cabral, coordenadora da Escola ABC, de Cubatão, lembram que, neste ano, o colégio comemora 20 anos, juntamente com o Atitude Verde. Elas planejam um processo seletivo, e quem o vencer representará a escola no concurso.


Para esta edição, os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio observarão o bairro onde moram ou onde estão localizadas as escolas. Daí, criarão uma campanha para conscientizar moradores a não descartar irregularmente materiais nas ruas e no mar.


“A proposta deste ano faz com que os alunos olhem para fora dos muros escolares, observando o que acontece nas ruas do bairro, na cidade onde vivem, e essa é uma parte importante da educação cidadã. Em 20 anos de projeto, penso que muitas gerações de crianças e adolescentes se formaram com uma consciência maior sobre toda a cadeia do lixo para as cidades”, diz a gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna, Arminda Augusto.


A Terracom, empresa responsável pela limpeza urbana em Santos, estima que haja, apenas na Cidade, cerca 30 pontos de descarte irregular de materiais. Essas atitudes acabam fazendo com que grande parte dele vá parar nas galerias de aguas pluviais , entupindo bueiros e bocas de lobo, ocasionando alagamentos em ruas e avenidas. Por isso, o tema do prêmio Atitude Verde propõe uma resposta para esta pergunta: “Qual sua atitude para mudar isso?”.


Para participar do concurso, os alunos devem fazer um vídeo de até um minuto e enviá-lo pelo e-mail eventos@grupo-tribuna.com de 2 a 13 de outubro. A ideia é que os participantes apresentem soluções executáveis e criativas para o problema de descarte irregular. A inscrição vai de 18 a 28 de setembro.


A premiação acontece em 6 de novembro, no Grupo Tribuna, com a presença de oito escolas finalistas — quatro vídeos dos alunos de Ensino Fundamental e quatro de Ensino Médio. A avaliação do júri ocorrerá entre 16 e 30 de outubro. O regulamento completo do Atitude Verde está no site.


Logo A Tribuna
Newsletter