Atitude Verde aponta os vencedores de 2022

Projeto da Escola Fortec, de São Vicente, foi escolhido pelo júri; Ordem e Progresso, de Santos, venceu no voto popular

Por: Thiago Silva - Colaborador  -  03/09/22  -  06:57
O Fortec venceu com um conjunto de atividades práticas com foco na educação ambiental
O Fortec venceu com um conjunto de atividades práticas com foco na educação ambiental   Foto: Reprodução

Os vencedores do Atitude Verde 2022 já são conhecidos. Diversas instituições da Baixada Santista participaram do projeto que busca estimular a cidadania e qualidade de vida de estudantes da rede pública e privada por meio da conscientização socioambiental.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Após uma análise de um júri composto por representantes do Grupo Tribuna e da Terracom, que organizam o programa, o projeto da Escola Fortec garantiu o 1º lugar. A instituição criou um conjunto de atividades práticas com foco na educação e conscientização socioambiental, entre eles um sabão produzido com óleo de cozinha usado. A coleta foi feita pelos alunos, com destinação aos bairros mais carentes de São Vicente.


Votação popular

Após a definição do vencedor, três dos demais projetos foram para votação popular entre os dias 23 e 31 de agosto. No total, foram computados 11,461 votos neste período.


Com 75,5% dos votos, a Escola Espiritualista Ordem e Progresso, de Santos, garantiu o 2º lugar. A instituição desenvolveu um projeto que consiste em transformar bitucas de cigarro em um produto com valor comercial, reutilizando resíduos que seriam descartados na natureza. O trabalho artesanal pode gerar renda para famílias e tem custo de confecção baixo.


A Escola Espiritualista Ordem e Progresso criou projeto para reutilizar bitucas de cigarro
A Escola Espiritualista Ordem e Progresso criou projeto para reutilizar bitucas de cigarro   Foto: Reprodução

Em terceiro lugar, a UME Professor João Papa Sobrinho garantiu 16,1% dos votos. A instituição, também de Santos, criou um ponto de coleta de esponjas de limpeza doméstica. As esponjas arrecadadas são enviadas para reciclagem e transformadas em baldes, pás e vasos de plástico.


Já o Colégio Guerreiro, de Praia Grande, ficou com a quarta colocação, registrando 8,4% dos votos. O projeto da instituição consiste na instalação de 26 placas solares, para a geração de energia solar, e tem como objetivos a redução do desmatamento e da emissão de CO2.


A coordenadora de comunicação do Marketing do Grupo Tribuna, Iriane Bianconi, destacou o sucesso da votação. “Nós, do Grupo Tribuna, com a intenção de conscientizar cada vez mais sobre a importância da preservação do nosso meio ambiente, decidimos convidar a população para votar no projeto que mais simbolizava uma verdadeira atitude verde. Foram mais de 11 mil votos. O projeto tem mais de 15 anos e, a cada ano, ganha mais visibilidade e participação da população da região”.


Premiação

Com os vencedores definidos, a próxima etapa passa a ser a premiação. O evento ocorrerá em 16 de setembro, às 16h, no auditório do Grupo Tribuna, e contará com a participação da campeã Fortec e da vice-campeã Escola Espiritualista Ordem e Progresso. A Fortec receberá um troféu, um quadro com certificado do Prêmio Atitude Verde 2022, além de uma visita guiada nas instalações do prédio e um passeio, a ser definido pela organização. A vice-campeã receberá um troféu e uma visita guiada nas instalações do Grupo Tribuna.


Logo A Tribuna
Newsletter