Túnel Santos-Guarujá passa por mudanças no projeto

Nova estrutura vai contar com trilhos do VLT, faixas para veículos e passeio para bicicletas e pessoas

Por: ATribuna.com.br  -  07/05/24  -  06:58
Atualizado em 07/05/24 - 06:59
O governo acredita que as alterações vão tornar o equipamento mais completo e adaptado às necessidades existentes
O governo acredita que as alterações vão tornar o equipamento mais completo e adaptado às necessidades existentes   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

O projeto do túnel imerso Santos-Guarujá passou por diversas mudanças. As adequações ocorreram após debates e audiências realizadas nas últimas semanas. O governo acredita que as alterações vão tornar o equipamento mais completo e adaptado às necessidades existentes na Baixada Santista.


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De acordo com o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, uma das modificações é a inclusão dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele ressaltou que, inicialmente, não estava prevista a passagem do modal pela estrutura.


“Preciso fazer o túnel com ele, com trilho para sair no Guarujá. Estas são coisas que não estavam no projeto inicial, mas devemos incorporar, tornando-o mais interessante”, afirmou, dizendo que não faria sentido conceber a passagem sem espaço para esse modal.


Rafael Benini detalhou como será o local. “Ele vai ter três faixas de cada lado. Destas, uma será conversível para o VLT. Tem também passeio para bicicleta e pessoas passarem”. Mais um detalhe: agora, estão previstas as construções de duas estações do trem no território guarujaense.


Por fora
Embora as adaptações citadas até aqui estejam voltadas à parte interna do futuro equipamento, Benini salientou que a parte externa também é alvo de conversas e estudos. Aliás, nos debates, percebeu-se uma necessidade.


“Só fazer o túnel não adianta. Temos de conversar sobre a Perimetral do lado Santos e a do Gaurujá ”, falou, revelando mais um apontamento recente obtido por meio das audiências.


“Outra contribuição recebida foi ter uma ligação direta com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Isso traria uma nova ligação de acesso à cidade, mas pode trazer caminhões para dentro de Santos, o que não quero”, reconheceu o convidado do seminário.


Fundo
O secretário contou, ainda, que a profundidade da estrutura segue indefinida. Neste momento, o governo estuda a melhor alternativa. “Discutíamos a necessidade de ele estar a 21 metros de profundidade. Se fosse 18, seria ruim para o Porto?”, refletiu o representante do governo.


Não se trata, apenas, de avaliar quanto a atividade portuária pode ou não ser afetada. A vida, ou melhor, a casa de muitas pessoas também está em jogo, pois, segundo o especialista, “quanto mais fundo, mais longe preciso chegar”. E quanto mais longe ele for, mais gente terá de ser desapropriada, dando espaço para a acomodação ideal da estrutura.


Prazos
De acordo com Benini, os governos federal e estadual estão em contato, buscando definir a divisão do investimento para viabilizar a obra. O chefe da pasta de Parcerias em Investimentos disse que o Executivo paulista sugere que a conta seja divida integralmente. Desta forma, cada um dos atores públicos envolvidos teria de arcar com 50% da conta.


Questionado sobre quando o túnel ficaria pronto, ele ponderou que o prazo depende da liberação de recursos da União. Caso haja um acordo e nenhuma surpresa surja no meio do caminho, a conclusão do projeto e o início da utilização do espaço ocorreriam em 2030.


Custo
Como pode ser visto no site do governo do Estado (www.saopaulo.gov.br), o túnel tem investimento estimado em R$ 5,96 bilhões. Como será firmado um contrato de parceria público-privado (PPP), a empresa que vencer a concorrência vai gerir o espaço por 30 anos. O edital ainda não foi publicado.


No total, o equipamento terá 870 metros de comprimento. Segundo o projeto já elaborado, o trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, do lado de Santos, com o distrito de Vicente de Carvalho.


Este será o primeiro túnel desta natureza de toda a América Latina. Atualmente, mais de 21 mil veículos motorizados, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres, atravessam as duas margens todos os dias.


Perimetral// Guarujá vai aproveitar a chegada do túnel para ampliar a segunda fase da Perimetral. Na nova etapa, será criada uma conexão entre a área portuária da cidade e a rodovia Cônego Domênico Rangoni. Apesar disso, quando esta estrutura estiver construída, o projeto não estará completo.


As informações foram confirmadas pelo secretário municipal de Infraestrutura e Obras de Guarujá, Adilson Luiz de Jesus. “Há dez anos, fizemos um elevado, separando a linha férrea dos caminhões, pois havia um conflito grande, congestionando a Rua do Adubo (Rua Idalino Piñez). Agora, vem esta conexão, que desafogaria as vias de Vicente de Carvalho”, disse, ressaltando que ainda vão faltar ações na área retroportuária, para que as intervenções planejadas sejam finalizadas.


A respeito do túnel entre o município e Santos, o secretário afirmou que foi pedida a inclusão de um anel viário em Vicente de Carvalho. Segundo o gestor, o objetivo deste equipamentos é “cuidar da sustentabilidade do tráfego, para desagregar caminhões dos veículos”. Ele assegurou que a solicitação foi aceita pelos governos federal e estadual.


De acordo com o convidado do fórum, a estrutura em questão também terá uma saída para o aeroporto que está sendo construído no município. “Prevemos um fluxo maior, e o túnel vai colaborar com isso. Dentro do anel viário, já definimos este acesso. Quem for usar a ligação seca para sair de Guarujá, não vai precisar passar por vias coletoras”.


Mais obras
O secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, disse que, além de obras como o túnel Santos-Guarujá e a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o governo está trabalhando em outras frentes. Entre elas, está um projeto de aumento da malha cicloviária na região.


“Dentro do nosso projeto, a gente prevê 70 quilômetros de ciclovias”, afirmou, citando que a gestão paulista planeja, ainda, melhorias na iluminação na Piaçaguera.


Ressaltando que também vai haver investimentos mais ao sul, Benini apontou mais uma obra, que atende a um antigo pedido praia-grandense. “Junto à Ecovias, faremos a ampliação da Curva do S, no fim do trecho de concessão. Este é um trabalho que estamos fazendo”.


Em Santos
Responsável pela pasta de Parcerias em Investimentos, o convidado foi questionado sobre o chamado túnel maciço, da Sabesp, que ligaria a Zona Noroeste de Santos ao bairro do Marapé, próximo à Avenida Doutor Moura Ribeiro. Ele declarou que o assunto é debatido, mas que acha difícil ser conduzido por sua secretaria, já que sua atuação, sempre em formato de parceria público-privada (PPP), traria a obrigatoriedade de pagamento de tarifa por parte dos usuários.


“O governador (Tarcísio de Freitas, Republicanos) pediu para o DER (Departamento de Estradas de Rolagem) estudar a possibilidade de fazer este túnel. Quem sabe no futuro. Mas, quando cai na minha mão… Por ser dentro da cidade, talvez não faça sentido. Não sei se a população pagaria uma tarifa módica para ter o túnel”, ponderou.


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