Fórum em Santos debaterá Educação Midiática

Especialistas abordarão habilidades para compreender e analisar conteúdos trazidos, sobretudo, de redes sociais

Por: Arminda Augusto  -  15/02/24  -  15:25
Atualizado em 16/02/24 - 08:47
A Região em Pauta, desenvolvido pelo Grupo Tribuna há nove anos, será no dia 26
A Região em Pauta, desenvolvido pelo Grupo Tribuna há nove anos, será no dia 26   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Estão abertas as inscrições para o primeiro fórum deste ano do projeto A Região em Pauta, desenvolvido pelo Grupo Tribuna há nove anos. Será no dia 26, a partir das 14h30, no auditório do grupo, e o tema é inédito: Educação Midiática.


“A escolha do tema se dá em função da necessidade que se tem de entender algumas das principais ferramentas de comunicação e divulgação de informações, como as redes sociais, e a importância de analisar os conteúdos antes de distribuí-los ou compartilhá-los”, diz a gerente de Projetos do Grupo Tribuna, Arminda Augusto.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


O objetivo da Educação Midiática é capacitar pessoas a compreender e analisar criticamente conteúdos trazidos, principalmente, pelas redes sociais e interagir de forma responsável com os meios de comunicação.


Conhecendo melhor as ferramentas digitais, é possível, por exemplo, saber se a informação é verdadeira, se teve imagens e vídeos manipulados por inteligência artificial e se o post colocado nas redes sociais tem origem confiável.


Painéis e inscrições
O primeiro painel, às 14h30, terá como tema Inteligência Artificial e Formação do Pensamento Crítico, com Alexandre Le Voci Sayad, jornalista, educador e escritor, mestre em Inteligência Artificial e Ética, consultor da Unesco para o tema.


Às 15h50, o tema será Educar para a Mídia: Como, Quando e Por Quê? Fazem parte desse painel Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo, criador do Imprensa Jovem; Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Andressa Luzirão, cofundadora e gestora do Instituto Devir Educom e idealizadora do projeto Memórias em Rede, e o deputado estadual Caio França (PSB).


Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo. Por meio da produção jornalística multimídia, cerca de 2,5 mil estudantes em mais de 150 projetos de agências de notícias são protagonistas na ampliação dos canais de comunicação entre a escola e a comunidade.


Propósito semelhante tem o Memórias em Rede, do Instituto Devir Educom, que atua de forma voluntária em escolas da rede municipal de Santos. O Instituto Palavra Aberta debate o direito à informação responsável e confiável, com cursos, eventos e em parceria com escolas e universidades.


Caio França tem atuado na Assembleia Legislativa para ampliar o debate sobre Educação Midiática nas escolas, e no combate à desinformação.


As inscrições para A Região em Pauta são gratuitas, mas limitadas. Clique aqui para participar.


Logo A Tribuna
Newsletter